Mesmo com os fortes ácidos estomacais, o feijão e o milho saem inteiros no seu cocô? Entenda o que realmente acontece!

Feijão e milho saem inteiros no cocô? Será que há problemas nas fezes?

“Se nossos sucos estomacais são tão poderosos, por que quando não mastigamos direito os alimentos aparecem o milho ou feijão inteiros cocô? O que acontece, tem algum problema  nas fezes?” Aline F. Sant’ Ana

Não dá outra, Aline, se comer milho ou feijão inteiros, lá estarão eles nas nossas fezes do dia seguinte ou apenas algumas horas depois. Tenha certeza, certos grãos fezes é normal, e a razão pela qual vemos o milho e feijão intactos em grande parte diz respeito ao nosso sistema digestivo, e acredite, também tem a ver com a nossa evolução.

Há milhões e milhões de anos, nosso sistema digestivos era diferente. O homem primitivo não era um grande comedor de carne e tinha um aparelho digestivo mais eficiente para digerir matéria vegetal. Naquela época, dizem os especialistas, o apêndice provavelmente desempenhou um papel na digestão, diferente de hoje. Os dentes eram diferentes também, os molares eram grandes e os incisivos menores, isso significava poder mastigar e triturar melhor mesmo a matéria vegetal. Hoje temos dentes menores e mandíbula mais enfraquecida. Assim, nossos ancestrais, provavelmente não viam grãos de milho no seu cocô.

 O hábito de segurar a ida ao banheiro pode trazer graves consequências para sua saúde

Mas o que isso tem a ver com o milho e o feijão nas fezes?

Bem, com os dentes menores, mastigamos os alimentos parcialmente, como no caso do milho e feijão na qual o revestimento mais externo libera o grão mais interno. O revestimento externo do milho, por exemplo (a parte amarela), é quase que totalmente celulose, que hoje é incapaz de ser digerida com o aparelho digestivo que adquirimos com a evolução. Ele passa pelo intestino inteiro intocado, e sai parecendo um grão inteiro, apesar de ser somente a parte externa. O interior do grão é de amido e digerível, e essa é a parte que conseguimos de fato comer.

Para não ter nenhum milho ou feijão inteiro nas fezes, sugiro que mastigue três vezes mais o alimento ou que não os coma, pois eles possuem uma resistência incrível para suportar nossos sucos gástricos e passar ileso por todo intestino saindo livre e com a parte externa intacta.

FONTE