Sua saúde

As bijuterias inflamam sua orelha porque você é alérgica a uma substância usada para dar brilho ao brinco. Entenda!

bijuterias inflamam orelha

As bijuterias inflamam sua orelha porque você é alérgica a uma substância usada para dar brilho ao brinco. Entenda!
4.5 (90%) 2 votes

“Gostaria de saber por que a orelha inflama em contato com alguns tipos de bijuterias? Sempre tive essa curiosidade.” Camila Mendes

Camila, sei como mulher odeia ver bela bijuterias e não poder usar por causar “orelha inflamada”. Bem, na verdade, a causa dessa reação do organismo geralmente, é uma sensibilidade que algumas pessoas tem a um metal chamado Níquel, que é usado para dar o brilho às bijuterias. A alergia ao níquel pode ocorrer a qualquer momento e, infelizmente, o problema acompanha por toda vida, numa condição crônica.

O níquel é um metal comum e barato, capaz inclusive de penetrar através do ouro e da prata, fazendo com que os alérgicos devam evitar jóias folheadas, pois com o uso contínuo o contato com o níquel é inevitável. É importante salientar que a alergia pode ser de metais como o ouro e a prata, que muitas vezes são vendidos como “puros” mas contém uma pequena porcentagem de níquel na sua composição.




Nessas reações alérgicas o níquel funciona como o alérgeno (o causador da sensibilidade) e ao entrarmos em contato com ele criamos uma memória imunológica. Células chamadas linfócitos (um tipo de glóbulos branco), armazenam essa memória e têm capacidade de se “lembrar” daquele metal, produzindo anticorpos. Essa memória geralmente se forma logo nos primeiros contatos com o níquel e por isso atormentam o alérgico sempre que um metal com níquel entrar com contato com a pele.

A chamada Imunoglobulina E é um sinalizador que ativa outras células a reagirem e liberarem histamina, substância que em excesso ocasiona os sintomas mais comuns de alergia, como coceira, vermelhidão que se por insistência, o material (no caso um brinco) não for removido, desenvolve uma inflamação e depois uma infecção.

Resumindo: As pessoas com constantes inflamações nos lóbulos das orelhas pelo uso de brincos de metal podem ser alérgicas ao material. Uma vez que a inflamação acontece, a alergia é para sempre. Nosso corpo desenvolve anticorpos específicos e cria uma ”memória”, logo não há remédio que bloqueie o processo. Assim, depois da crise é importante evitar o uso de objetos que desencadeiam a reação. As bijuterias podem ser substituídas por produtos como acrílico, madeira, ouro e prata.

FONTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


29 comentários

29 Comments

  1. Camila

    em

    Ai adorei ver a minha pergunta respondida aqui no seu site.
    Valei Karlla

  2. Lygia

    em

    Sou completamente alérgica a metais. Só uso materias alternativos para bijuterias, mas para brincos nem rola, só prata e ouro mesmo. Não sabia sobre o niquel nos cintos. Eu tenho um ferimento feio na barriga e agora descobri o porque 🙂 adoro o blog, viu!

  3. adorei as resposta muito boa.

    em

    muito boa.

  4. Dinamar

    em

    Na minha orelha saí pus, sou alérgica ou não?

  5. eliane

    em

    nossa agora descobri pq as bijus me deixam vermelhas, também sou totalmente alérgica, valeu mesmo! adorei

  6. silvana guedes campos

    em

    eu silvana sou mãe da leticia e ela e´alegica tbm .mas n/ ao niquil e sim ao latex q existe no alimento; as frutas legumes, e latex q é encontrado as tintas borracha e é muito chato lidar com esta alergia

  7. Adriana Peres

    em

    Gostaria de saber como tratar a inflamação da orelha da minha filha de cinco anos. Bem vou resumir o caso, operei para um implante dentário que me causou muita dor, minha mãe ficou tomando conta da Aglaia, não percebeu que a orelha dela estava inflamando, resumindo quando ela reclamou que estava doendo e eu fui verificar fiquei aterrorizada, não achei a tarracha, a orelha dela está inchada e vermelha, fui a vários médicos e hospitais na tentativa de retirar, quando um hospital marcou uma cirurgia para o final do mês de junho e me informou que faria anestesia geral, aí o pânico me dominou, segui para outros hospitais, até chegar ao UPA e a Pediatra disse que o primeiro passo era desinflamar para retirar, passou cefalexina e mandou que eu fizesse compressa de água morna, tem 24h que estou fazendo o procedimento, porém não vi uma melhora significativa, você pode me ajudar em alguma informação, é perigoso? teria que além do antibiótico fazer um anti inflamatório tipo nimesulida? seria melhor fazer o gelo para não proliferar a bactéria?
    Fico aguardando sua resposta, afim de tranquilizar o coração de uma mãe, que sente-se extremamente culpada.
    Obrigada, fique com Deus
    Parabéns pelo site é maravilhoso!

    • Amanda Meireles

      em

      Faz mau a pessoa ta com a orelha inflamada e mesmo assim continuar com a bijuteria, só pra vê se acostuma? Grata!

    • Shyrlene Oliveira

      em

      Oi! Esse pânico aconteceu comigo,desde meus 9 anos tinha minha orelha furada e hj aos 29 anos resolvi furar novamente,acontece q inflamou e quando dei conta a tarracha já estava dentro da orelha,me desisperei,clamei a Deus e ele me ajudou! Resumindo dei uma compressão de água quase quente mesmo,depois adormeci minha orelha com uma pedra de gelo so então empurrei o brinco ate a tarracha se romper p/ o outro lado da orelha,depois peguei um alicate de unhas esterelizei e cortei a cabeça do brinco,só então estou aliviada e grata a Deus por ele ter me ajudado! Há esqueci de dz q usei álcool A70 pois e um anticepico e me ajudou bastante. Espero q Deus vós ilumine também e q de td certo! Um abraço ! Hj vou dormir em paz!

  8. Gente eu estou desesperada. Já tinha a orelha furada, desde pequena, só que faz anos que não ponho nenhum brinco na orelha. Agora depois de anos, a minha mãe pois novamente, só que um inflamou, irritou e a tarracha entrou na minha orelha. Ela conseguiu tirar somente o brinco passando durante dias a água oxigenada e uma pomadinha, Só que o a tarracha ainda ficou, e agora, como eu faço pra retira-la? :/

  9. ana

    em

    o meu relogio esta dando alergia no meu pulso

  10. Rose

    em

    Não sei o que acontece , mas não posso usar brinco de nenhuma substância , já tentei , mas até os de plástico inflamam minha orelha. Por esse motivo abolir os brincos da minha vida .

  11. debora

    em

    é horrivel nao consigo usar os que gost….

  12. Darlene

    em

    Parabéns pela postagem, sempre tirando nossas duvidas e nos ensinando algo de novo.

  13. Carol Moraes

    em

    Que bom que eu não tenho! Posso usar bijuterias tranquilamente!

  14. Gisele

    em

    Só consigo usar brinco hipoalergênico da marca americana Studex, feito de aço inox cirúrgico. (Diz que é folheado a ouro 24k) Acho que é uma marca de brincos para recém-nascidos furarem a orelha. Não me dói nem faz ferida, mas mesmo assim sempre sai uma massinha branca.

  15. mery leite pianca

    em

    entao quer dizer que nunca poderei usar bijuteria??? vou ter que continua usando eternamente meu briquinho de perola?

  16. Arielle Abreu

    em

    Eu desde criança só usava brinco de ouro e quando colocava uma bijuteria inflamava.
    Até que um dia deixei: inflamou, ficou vermelho, sangrou e acostumou.
    Hoje posso usar bijuterias que não inflama mais.

    • Mariana

      em

      A mesma coisa acontecia comigo e agora acostumou! Posso usar a vontade também.

  17. Lívia

    em

    Ás vezes quando uso colar, me dá alergia também…. umas bolinhas e coça… por isso até evito usar, pq com brincos só posso usar de Ouro ou banhado a Ouro. E sem contar que coça tanto a orelha que nem dá vontade de parar e no outro dia acaba ficando meia ressecada e vermelha…

  18. jairla

    em

    eu tenho todas essas alergias nas fotos mostradas….
    soooofro com isso.

    sou alérgica a metais…

    🙁

  19. cezar

    em

    no meu caso, ocorre somente em um lado da orelha o que pode ser?

  20. David Passos

    em

    Verdadeira aula de Imunologia xD adorei e acabei de descobrir que sou muuiitoooo alérgico a níquel !!! tenho orelhas furadas, mas só uso ouro, prata e madeira… é fantátisco cerca de 12h com o contato ja começo a sentir coçar…a pele irrita…muito bom o assunto joinha !! ^^)

  21. Juliana

    em

    Dizem que se passar base(esmalte) na parte da bijouteria que fica em contato com o furo da orelha ñ dá alergia,será que é verdade?? o.O

  22. Livia

    em

    AH, tbm tenho esse problema, mas um dia ouvi dizer que passar base aquelapra unha mesmo antes de colocar o brinco meio q protege, um dia eu usei por curiosidade, funciona mas só algumas horas não por dias ou seja adequado para alguma festa rsrsrs sei la

  23. Jessica

    em

    Sei lá, quando eu era pequena tinha essas alergias e só podia usar ouro/prata. Depois que cresci não deu mais nada não. Uso qualquer coisa, agora. :p

  24. Day

    em

    nossa………sempre tive alergia a bijuteria,e passei a usar prata,mas uma vez comecei a sentir dor de garganta,dificuldade pra engolir a saliva e quando olhei minha orelha estava um pouco inchada,tirei o brinco e minha orelha ficou mais inchada e latejando,sai do trabalho,ainda bem que tenho cabelão e escondia,fui pra casa achando que como eu tinha tirado o brinco,ia passar……que nada,minha orelha ficou a noite toda latejando,ficou horrivél,meu marido tirou fotos e brigou comigo,falou que se depois disso eu voltasse a usar brinco ele ia mostrar as fotos pra todo mundo………era brincadera dele,ele ficou achando que minha orelha fosse cair,ficou vermelha,meia arroxeada,doia demais……….fui no médico assimque amanheceu o dia,tomei umas 3 injeções entre elas bezetacil,uns remédio,o médico perguntou se eu tinha levado os brincos,dei-os pra ele, ele na hora jogou fora,ele perguntou se eu preferia ficar sem orelha rsrsrs,fiquei sem usar brincos por um ano mais ou menos,ainda bem que minha orelha ficou normal,voltei a usar depois,e nunca mais tive nada,mas por precaução ñ durmo de brincos,tiro eles assim que chego em casa,e ñ uso qualquer bijuteria……..meu marido quando me vê usando algum brinco diferente,já logo fala……eh,e sse brinco ai,olha que ainda tenho afoto…kkkkk

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo