Por que os castores constroem represas?


“Queria saber porque os castores constroem aquelas represas de madeira como vemos nos filmes. Seu blog é ótimo, parabéns!” Luiz Carlos

Castor é um gênero de roedores semi-aquáticos, da família Castoridae, nativo da América do Norte e da Europa. São animais sociáveis, que vivem em tocas e quanto maior o isolamento do lugar onde vivem e a abundância de alimentos, maior será sua população. Para construir as represas, usam lodo, troncos, pedras, lixo e ramos das árvores que derrubam com seus poderosos incisivos.

Mas por que eles constroem as barragens? Na verdade, este habitat “artificial” cria um corpo de água que resulta em um ambiente relativamente seguro para uma família de castores. Castores são excelentes nadadores, mas bastante lentos em terra. As águas mais profundas criam um habitat onde podem encontrar mais proteção de ursos e outros predadores.


Apesar represas construídas serem um local com uma fauna variada, como peixes, sapos e rãs, os castores não veem esses animais como fonte de alimentação. Eles são animais estritamente herbívoros, se alimentam do córtex, ramos e folhas das árvores que derrubam e das raízes de plantas aquáticas. Assim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses animais não fazem as represas para atrair comida e sim para se proteger.

aa1
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses animais não fazem as represas para atrair comida e sim para se proteger.

Mesmo sendo animais noturnos que vivem grande parte do tempo na água, os castores não passam a noite nas represas que constroem. Em vez disso, fabrica casas onde um casal castor e seus filhos vivem. Castores recolhem paus, lama, pedras e outros materiais disponíveis para moldar estas estruturas parecidas com um monte de entulho, na qual a entrada da “toca” é por baixo d’água, como mostrado na figura abaixo. Muito interessante!

beaver-2
Apesar represas construídas serem um local com uma fauna variada, como peixes, sapos e rãs, os castores não veem esses animais como fonte de alimentação.
beaver-dam-tikchik-state-park-alaska
Mesmo sendo animais noturnos que vivem grande parte do tempo na água, os castores não passam a noite nas represas que constroem.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.