Por que meu cachorro está comendo mato?

Cachorro comendo mato, é normal? O que pode ser?

“Afinal por que os cachorros comem mato? Já me disseram que é por causa de dor de barriga, mas eu não sei ao certo. Vi meu cachorro comendo mato. A questão é: isso é normal? Pode ser doença? O que pode ser, afinal?” (Viviany)  — “Meu cachorro comeu mato e vomitou. Achei que tinha sido envenenado, mas me disseram que cachorro come mato quando está passando mal. É verdade?” (Fernando)

Olá Vivi e Fernando. O comportamento animal tem sido um dos assuntos mais abordados hoje em dia e este, sem dúvida, é um dos comportamentos mais intrigantes, pois mais uma vez, várias teorias são mostradas.

Muitos veterinários garantem que o mato na dieta do cão funciona como uma erva medicinal. Eles comem gramas e matinhos quando se sentem com o estômago “enjoado”. A grama age como um irritante do estômago, fazendo o animal vomitar a comida “indesejada” ou o “veneno” ingerido. A grama, também, adiciona fibra à dieta do animal, melhorando o trato intestinal e reduzindo o risco de câncer de intestino.


Há quem acredite que a “salada canina” é uma forma de evitar ou banir os vermes intestinais. Mas, veterinários garantem: Há cães que comem grama frequentemente e mesmo assim têm vermes e também existem aqueles que nunca foram vistos comendo grama e que nunca tiveram vermes. Enfim… Vai entender?

Outra possível resposta é que os cães têm um desejo instintivo dos minerais e das fibras presentes no mato. Pode haver alguma verdade nessa resposta. Os antepassados selvagens do nosso cão de hoje (lobos, coiotes e raposas) se alimentavam principalmente de pequenos herbívoros como os camundongos, ratos, coelhos, etc. Naquele tempo, quando esses cães ingeriam suas presas, eles geralmente consumiam junto a grama no estômago desses. Portanto, acredita-se que desde que os cães têm evoluído ao longo dos milênios, comer grama é parte de uma necessidade fisiológica como um complemento a uma dieta regular.

Enfim, também seria uma boa explicação acreditar que os cães comem mato simplesmente porque gostam do sabor, ou que estão com fome e não estão se sentindo bem para comer outro alimento ( como os nós fazemos às vezes!).


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.