Sabia que alguns animais tem hábito de comer pedras?

“Minha professora disse que alguns animais podem comer pedra, é verdade? Por favor, coloca minha dúvida no site. Já mandei outras e você não publicou.” Thiago Tonelli

Thiago, sua professora está certíssima. Pode parecer estranho para os seres humanos o hábito maluco de comer pedras, mas alguns animais possuem esse costume e isso é muito importante para eles. Algumas aves, crocodilos, pinguins, focas e leões-marinhos, cães, entre outros são comedores de pedras. No caso dos animais aquáticos, as pedras ingeridas funcionam como lastro, isto é: os ajudam a afundar, da mesma forma que os cintos de chumbo servem aos mergulhadores profissionais.

As pedras engolidas são chamadas gastrólitos, ou seja, “pedra do estômago”. Este nome não é à toa. É no estômago que elas ficam armazenadas e servem para ajudar a triturar e os alimentos e a limpar as paredes estomacais dos parasitos que a infestam. Além disso, as pedras aliviam a sensação de fome durante longos períodos em que os bichos precisam ficar sem comer, dando uma sensação de saciedade.

As pedras não ficam no organismo de alguns desses animais para sempre. O mais interessante é que o próprio bicho é que determina quanto tempo as pedras devem ficar no estômago de acordo com o desconforto ou não que sentem. Se não estiver se sentindo bem, o animal provoca vômito, botando algumas pedras para fora. Eles também não ingerem qualquer pedra que veem pela frente. As mais lisinhas e bem arredondadas são a preferência. Pedras com esse formato, ao serem engolidas, não machucam o animal por dentro.

jacarecaocorajoso

 O jacaré é um dos animais que tem o hábito de engolir pedras!

——————————————–