Por que os seios só crescem na puberdade?

“Eu queria saber por que os seios das meninas começam a crescer exatamente no começo da adolescência?” Sabrina – Brasília/DF

Bem Sabrina, isso ocorre principalmente porque é durante a adolescência que tudo acontece no corpo da menina. As mudanças significam que o corpo está se preparando para a reprodução. Isso inclui a preparação hormonal que provoca o aumento dos seios, o crescimento dos pelos pubianos, a menorréia (chegada da menstruação), entre outros.

Geralmente, aos 8-11 anos (talvez menos, ou mais, dependendo da genética de cada uma), ocorre a maturação do ovário, que desencadeia a produção de dois hormônios: estrógeno e progesterona. Esses hormônios estimulam, entre outras coisas, o acúmulo de gordura, colágeno e elastina. Isso dá mais volume aos seios. É possível notar os mamilos um pouco inchados e mais escuros, muitas vezes ficam bastante sensíveis e doloridos. É nessa época que se formam os alvéolos (os responsáveis pela produção de leite) e ocorre o crescimento dos canais de leite (ou ductos mamários) que no futuro servirão para levar o leite ao bebê quando a menina for mamãe.

Com isso tudo acontecendo, os seios ficam maiores, pois a camada de gordura “empurram” o seio para fora. É essa gordura que determina o formato e tamanho dos seios. Depois, em algumas meninas, nota-se a aréola e o bico do seio mais salientes, tornando-se pontudos. Esse novo formato também é um “preparo” para amamentação. Os seios seguirão se desenvolvendo até atingir seu formato final, que, geralmente vai até os 19- 20 anos.

sutia
Entre 8 e 11 anos começa a produção hormonal que desencadeia o crescimento dos seios!

——————————————————–