Uma das mais famosas lagartas de fogo!


Gostaria de saber que tipo de lagarta é essa que encontrei andando pela minha parede outro dia. Ela é muito bonita, nunca tinha visto uma lagarta assim a não ser aquelas verdes. Que tipo de borboleta ela pode virar?(Isabela – Araraquara/SP)

Imagem enviada pelo leitor!

Linda mesmo Isabela. Esta é uma das famosas lagartas de fogo, conhecidas como taturana, sussuranas ou lagartas cabeludas. O nome científico dela é Megalopyge lanata. Os adultos não são muito grandes, medem apenas 7 cm de envergadura, mas tem o abdome bem robusto. São mariposas de asas brancas e corpo com coloração preta e rósea.


Um curiosidade é que os adultos tem o abdome bem “peludo” e as fêmeas colocam os ovos sobre os pelos arrancados do próprio abdome para protegê-los contra predadores. Quando nascem, no primeiro estágio, apresentam cor avermelhada e comportamento gregário, isso quer dizer que elas ficam todas juntinhas até o próximo estágio.

É preciso ter cuidado com esta espécie, pois quando são jovens (lagartas) apresentam um toxina nas cerdas que causam queimaduras, edemas e bolhas purulentas. Por isso, não é bom tocá-las. Podem ser encontradas próximo a abacateiros, jambeiros, coqueiros e outros. São bichos comuns nos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

PÁG-40-Lagarta-de-mariposa-Megalopyge-lanata-família-Megalopygidae
Megalopyge lanata, os tufos de cerdas são altamente tóxicos. Foto: Reprodução/biodiversidadeteresopolis
Lagarta_Nidia3
Vista frontal, mostrando a cabeça e os tufos de cerdas frontais. Foto: Reprodução/insetologia
megalopyge_lanata_F01_GF
Um adulto fêmea. Veja como o abdome é peludo… Foto: Reprodução/cahurelentomologie
lanata
Outro adulto. Foto: Reprodução/flickr_wolfwalz

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.