O besouro que atira bombas ácidas no inimigo [com vídeo]


No mundo dos insetos fugir do inimigo é uma façanha! Algumas espécies possuem estratégias incríveis capazes de “detonar” um inimigo em minutos. O Besouro bombardeiro, um coleóptero da família carabidae é um famoso conhecido por ser capaz de produzir umna bomba no abdome, isso mesmo!!!

Os bombardeiros possuem uma arma bastante diferente. Eles possuem glândulas que armazenam uma mistura química capaz de queimar tanto quanto água fervente. Mas como um inseto que possui sangue frio pode realizar tal façanha?

Esses besourinhos possuem duas glândulas iguais dispostas lado a lado, que abrem na extremidade da cavidade abdominal. Essas glândulas são preenchidas com substancias como o peróxido de hidrogênio e hidroquinona, além de um compartimento externo contendo catalase e peroxidase. As junções destes componentes químicos resultam numa reação química e o besouro produz uma “bomba”.

O vapor resultante desta substância irritante é conhecido como p-benzoquinona, que explode embaixo do abdômen fazendo um barulho tão poderoso que pode ser ouvido pelos humanos. O resultado é uma substancia com uma temperatura tão alta que é capaz de escaldar o possível predador, ou causar queimaduras nos animais maiores, como nós!

images-(2)
Estes besouros são considerados criaturas fascinantes por ser o único animal capaz de misturar elementos químicos e produzir uma bomba!
70004663
Esquema mostrando como as estruturas internas do abdome se comportam para formar a “bomba”. Foto: Reprodução/dkimages
539w
O vapor resultante desta substância irritante é conhecido como p-benzoquinona, que explode embaixo do abdômen fazendo um barulho tão poderoso que pode ser ouvido pelos humanos.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.