O que são essas manchas brancas que aparecem nas unhas?

Mancha branca na unha: Por que tenho pontos brancos na unha

Mancha branca na unha, normalmente é uma condição que vai e vem, em algumas pessoas! Nossas unhas são estruturas muito importantes para nosso organismo. Assim, elas funcionam como um apoio e proteção  contra o choque. Ao mesmo tempo guardam uma grande quantidade de terminações nervosas que ajudam a detectar situações de risco para as mãos. De tal forma que, elas podem sentir baixa ou alta temperatura e  pressão de um objeto ou esforço.

Nossas unhas são reflexos da atenção que damos a nossa saúde. E por isso, é normal que tenhamos tanta preocupação em mantê-las saudáveis, brilhantes e limpas! No  entanto, apesar do cuidado, muitas pessoas sofrem com o aparecimento inexplicável da famosa mancha branca na unha, De fato, isso causa desconforto não só, porque  alteram a sua aparência, mas pela crença de que as manchas possam ser um sinal de doença grave.

Existem dezenas de mitos sobre o aparecimento espontâneo de mancha branca na unha. Alguns acreditam que presentes estão por vir, mentiras e pecados cometidos. Contudo, há quem acredite em falta de  nutrientes, comer maionese demais, falta de cálcio no organismo e por aí vai! A explicação científica é bem diferente.

Mancha branca na unha é uma condição dermatológica conhecida como Leuconíquia.

Mancha branca na unha, o que é?

O termo médico que define esta condição é conhecida  LEUCONÍQUIA. De  acordo com o estudo publicado em edição especial da Revista Brasileira de Medicina(1), Crianças e adultos apresentam máculas ou linhas esbranquiçadas na lâmina ungueal em uma ou mais unhas. Contudo, há pelo menos três tipos de leuconíquia.

Leuconíquia puntata, causada por pequenos traumas e são as mais comuns. Geralmente, o surgimento se dá como o resultado de “micro-quebradinhos” que acontecem na base da unha (matriz). Isso, a saber, favorece a formação de pequenas bolsas  de ar e então, surgem a mancha branca na unha. Mas é importante saber que existem condições do nosso dia a dia que tornam as unhas mais frágeis. Portanto, elas se tornam mais suscetíveis ao aparecimento dessas manchas. Podemos citar então, o contato com água quente, o uso frequente de produtos químicos agressivos, como os de limpeza. Ao mesmo tempo, o uso da unha como alavanca para abrir recipientes  ou  esforço exagerado para cortar a unha, causam leuconíquia puntata.

Quando a mancha branca na unha é causada por atrito e choque não requerem a ajuda de um dermatologista. Isso porque, quando a unha cresce, as manchas vão saindo devagar. É bem  verdade que muitos especialistas consideram a má alimentação como umas das causas. Certamente, isso faz sentido pois a falta de nutrientes, especialmente aqueles envolvidos na  formação, crescimento e desenvolvimento das unhas tornam-se mais frágeis. Dessa forma, se tornam mais suscetíveis à manchas brancas.


Leuconíquia estriada, normalmente tem caráter hereditário. Mas, secundariamente, podem também surgir por trauma e, até por doença sistêmica quando múltiplas unhas estão envolvidas.

Leuconíquia parcial, é comum a mancha branca na unha do tipo parcial em pessoas que sofrem de  tuberculose, nefrite, doença de Hodgkin, metástases de carcinomas, hanseníase, perniose e por causas idiopáticas.

Artigo médico-científico: Revista Brasileira de Medicina(1)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.