Animais

Por que o cocô das aves é branco?

Por que o cocô das aves é branco?
5 (100%) 1 vote

Queria saber por que os passarinhos, galinhas e outros tem o cocô com um pedaço branco. Fernandinha Lemos




Olá Fê. Então… Muitas pessoas não sabem, mas as aves não fazem xixi como os mamíferos. Isso porque elas não tem bexiga para armazenar a urina. Assim, resta  eliminar o produto que seria o xixi pela cloaca, junto com as fezes.

A cloaca é uma bolsa única, onde desembocam as partes finais do sistema digestivo, excretor e reprodutor e que se abre para o exterior. Aliás é por essa bolsa que as aves eliminam as fezes junto com o que seria urina e também põem os ovos.

Todo líquido que as aves ingerem são aproveitados no intestino, chegando a corrente sanguínea até chegarem nos rins. Os rins das aves são encarregados de extrair os metabólitos nitrogenados (impurezas) da corrente sangüínea como os mamíferos, só que eles não são excretados pela urina. Ao invés disso, estes metabólitos são excretados na forma de ácido úrico. O ácido úrico é pouco solúvel em água e ao ser elimado nas fezes tem um aspecto de uma espécie de pasta branca, que dá aquela coloração esbranquiçada.



bird_poo430x300

As aves não podem fazer xixi, as impurezas são transformadas em ácido úrico e saem nas fezes como uma pasta branca!

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


1 Comentário

1 Comentário

  1. renan

    em

    Ótimo post Karlla, gosto do jeito simples que tu explica…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo