Tomar vitamina B pode mesmo afastar os mosquitos?

“Olá, ouvi dizer que a carência de uma certa vitamina no organismo, que no caso é uma espécie de repelente natural, pode atrair mais picadas de mosquito do que em pessoas que não tem carência dessa vitamina. Tem sentido?” Fernanda

Bem Fernanda, a internet está “infestada” de informações distorcidas sobre este assunto. Existem sites vendendo pílulas e adesivos de vitamina com a garantia de que elas afastariam o mosquito da dengue, por exemplo.

Lá pela década de 1960, surgiram alguns trabalhos científicos que afirmavam que ingerir pequenas doses de vitamina B três vezes ao dia durante a estação em que os mosquitos mais atacam ajuda a produzir um odor na pele que repele esses insetos. Com isto, surgiram adesivos, cápsulas e outros produtos contendo a vitamina, seria o bastante para ficar livre dos insetos. Então surgiram várias especulações de que as pessoas com carência de vitaminas do complexo B atraíam mais insetos do que aquelas sem nenhuma carência destas vitaminas.

Isto não é verdade! O que acontece é que algumas pessoas atraem mais os mosquitos do que outras. As fêmeas (são elas que precisam do nosso sangue para desenvolver seus ovos) são atraídas pelos odores que exalamos pelo corpo. Assim, qualquer produto que a pessoa ingira confundirá a fêmea quando for eliminado pelo organismo. Só que, para realmente repelir os insetos, seria necessário ingerir uma quantidade enorme do alimento repelente (como a alho, por exemplo), no caso da vitamina B, seria um grande risco ao organismo, pois o excesso desta vitamina pode fazer mal.

Em 2005 pesquisadores publicaram numa revista científica um teste feito que comprova que as vitaminas do complexo B não ajuda a afastar os insetos. Os cientistas fizeram que com um grupo de pessoas tomasse suplementos de vitamina B diariamente durante oito semanas, enquanto outro grupo tomava vitamina C e um terceiro grupo não tomava nenhum suplemento. Uma vez a cada 15 dias, os cientistas usaram enxames de mosquitos para analisar se os suplementos tiveram algum efeito. Resultado: Ficou comprovado que vitamina B não é um repelente eficiente de mosquitos.

FONTE