Por que lacrimejamos ao bocejar?

Reparei que toda vez que eu bocejo, sai lágrima nos meus olhos.. Por que isso acontece? Raliane Mendes

Isso é verdade Raliane. Sempre que bocejamos não só a lágrima como a nossa salivação aumenta. O bocejo acontece sempre que estamos cansados, entediados ou sonolentos. Nessas situações nosso metabolismo diminui, isso faz com que  a circulação sanguínea diminua, baixando também a concentração de oxigênio no organismo, inclusive no cérebro. O bocejo é um mecanismo de alerta.

No momento em que inalamos uma grande quantidade de ar, isso acelera a circulação sanguínea e aumenta a concentração de oxigênio, principalmente no cérebro. Quando isso acontece, é como se “carregasse” a energia em nosso corpo, por alguns instantes, melhorando nossa atenção e nos deixando mais despertos.

Quando o bocejo é necessário e bocejamos, os principais músculos da nossa face se movimentam provocando uma espécie de contorção facial. Todo processo envolve uma grande pressão muscular sobre as glândulas lacrimais e salivares provocando lágrimas e aumento da salivação. O resultado é lágrima e saliva em um momento em que não seriam necessários.

por-que-bocejamos

 O bocejo movimenta os músculos da face e comprime as glândulas lacrimais e salivares!

———————————-