Animais

É por isso que os cachorros ficam grudados quando estão acasalando. Olha o que tem no genital dos machos?

Por que os cachorros ficam grudados quando estão cruzando? Olha como é o pênis

É por isso que os cachorros ficam grudados quando estão acasalando. Olha o que tem no genital dos machos?
3.2 (63.64%) 22 votes

Algumas pessoas ficam realmente assustadas ao verem cachorros grudados. É bem verdade que o acasalamento dos cachorros é bastante estranho. Quando estão cruzando, o casal ficam preso um ao outro por um tempo. A culpa dessa posição bizarra é a anatomia dos órgãos genitais, sobretudo, do pênis. Assim, tanto o macho, como a fêmea possuem anatomias genitais que propiciam essa cópula diferenciada.

Este comportamento de ficar “grudados” quando estão cruzando, acima de tudo, dá impressão de dor e desconforto. Contudo, essa é uma das fases do acasalamento e se faz necessária para garantir a fecundação. Os cães possuem, obviamente, uma anatomia do pênis dos machos e da cérvix bem diferenciada de nós humanos. Estas características são responsáveis pelo sucesso da reprodução canina. Então, vamos entender melhor como isso funciona.




Como é o pênis do cão

Muitas pessoas já observaram 2 “bolinhas” ao lado do pênis. Algumas buscam ajuda veterinária, imaginando que as estruturas possam ser tumores. Na verdade, os cachorros  possuem uma espécie de “bulbo” próximo a base dos testículos, chamado de “bulbus glandis“. Esta estrutura é somente visível quando o cão está excitado ou quando está cruzando. Trata-se de uma estrutura bilateral, arredondada, que fica aproximadamente a meio caminho entre a ponta do pênis e a bolsa escrota. Às vezes é até confundido com os testículos, imaginando que ele sobem até o corpo do pênis. Mas, se formos observar, quando essa estrutura está bem visível, os testículos continuam lá, no mesmo lugar.

Além do bulbo, os cães têm ainda outra estrutura que os humanos não possuem: o osso do pênis. Sim, senhores, os cachorros tem um osso peniano! O osso  funciona como um guia para introduzir o pênis  na vagina da fêmea. Isso porque, na verdade, quando o cão macho fica excitado, o pênis aumenta muito de volume e seria impossível penetrar na fêmea desta maneira. Então, quando estão cruzando, a penetração acontece ainda com o órgão sexual flácido. Mas, o macho usa esse osso para guiar genital de forma eficiente até a abertura genital da fêmea.

Sabendo agora dos órgãos anatômicos do genital do macho, podemos entender o que ocorre de fato durante a cópula. O osso, como já dito,  ajuda o macho a guia o genital flácido. Uma vez encaixado, a  ereção peniana, este bulbo é preenchido com sangue. Isso, faz com que o órgão aumente o seu volume.



Ao mesmo tempo, as cadelas possuem uma cérvix que é praticamente plana e tem o que os veterinários chamam de “fossa”, na qual o “bulbo” peniano irá se encaixar. O processo de preenchimento sanguíneo do bulbo ocorre já no interior do canal genital da cadela. Uma vez com o bulbo inchado, é praticamente impossível que o órgão genital masculino seja retirado do canal genital feminino.

Mas, porque ficam grudados, afinal?

Quando está cruzando, o  ejaculado dos cachorros, geralmente, é fracionado em três partes. Temos a fração pré-espermática ou uretral, fração rica em espermatozoides e fração pós-espermática ou prostática. A primeira fração, é um líquido, de origem prostática, com a função de limpeza da uretra do macho e lubrificação da genitália feminina. A segunda porção, por sua vez, é branca opalescente ao marfim, e um aspecto de cremoso a aquoso. Esta sim é rica em espermatozoides. Por fim, a terceira fração, é um líquido prostático aquoso que funciona como um diluidor natural. Apesar desta última quase não carregar espermatozoides, é ela que facilitará o transporte dos gametas no trato genital da cadela.



Assim, vemos que o ejaculado dos cachorros é por frações e ainda tem uma baixa contagem de espermatozoides. Dessa forma, o tamponamento vaginal por intermédio da glande aumentam a chance de fecundação. Em outras palavras, ficar grudado é essencial para que todo processo de fecundação realmente ocorra.

 Parece ser uma situação desconfortável, mas tudo tem uma razão biológica de ser! Os cães machos possuem uma ejaculação por “gotejamento”, ou seja, eles liberam o esperma parceladamente. Apesar de, em média, os cachorros precisem ficar presos por 15 minutos, o processo todo pode demorar (dependendo da raça) cerca de 30 minutos. Sim, algumas raças precisam ficar pelo menos 30 minutos naquela posição estranha, conhecida como “grudar”, “colar” ou “engatar”. Esse grude na hora da cópula parece ser uma forma de minimizar as perdas de esperma e garantir a fecundação.

Na fase final da cópula, ocorre um movimento de rotação do macho sobre a fêmea, ficando juntos pela região caudal e virados para direções opostas, fase em que a ejaculação acontece.  Como o término o bulbo se retrai deixando os cães livres para se separar. E aí, é só aguardar a gravidez da cadela!

anatomia do penis do cachorro

Os cachorros  possuem uma espécie de “bulbo” próximo a base dos testículos, chamado de “bulbus glandis“. Esta estrutura é somente visível quando o cão está excitado ou quando está cruzando.

Então, faz mal separar?

Podemos dizer que sim, faz mal. As consequências podem ser drásticas. Tentar desacoplar macho e fêmea antes de o bulbo desinchar, pode causar danos. Tais lesões vão desde escoriações leves até a exteriorização de uma porção do “útero”. Fêmea a macho não estão sentindo dor, mas precisam ficar naquela posição por um tempo. Uma vez “grudados”, não há muito que se fazer, além de esperar. O certo, é aguardar que se soltem no tempo certo.

Sabemos que, muitas vezes, a reprodução não estava planejada. A cópula ocorreu sem querer, mas neste momento não adianta mais tentar evitar. Isso porque, o risco de machucar os cachorros é muito grande. Soltar bombinhas, jogar água fria, bater, gritar é covardia.

FONTE e PE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


52 comentários

52 Comments

  1. thomston

    em

    oi karlla vc não usa mas a categoria “todos os insetos”? xD

  2. Thom, pois é… Preciso voltar a falar das ordens. Eu tenho dois posts prontos, preciso coloca-los no site. Os visitantes curiosos tem me tomado todos os posts.. Graças Deus! Tenho material pra mais 3 anos de Diário de Biologia. :p

  3. Rejane Torres Ramos

    em

    🙂 Karlla estou adorando o seu blog é sensacional, tenho adquirido bastante conhecimento com ele… Parabéns, continue assim. Bjinhos!!!
    Rejane

  4. Maria Angélica

    em

    Eu não sabia disso; e olha que eu tenho cães desde menina!

    O que eu já desagarrei cachorros , achando que estavam “presos”, tentando se soltar …

    ;-(
    Lendo e aprendendo. Beijos !

  5. REAJNE: Obrigada linda! Volte sempre.

  6. ANGEL: tb já fiz isso com os cachorros do meu irmão… kkkkkk… Coitados dos bichos! 🙁

  7. Leonardo lima \m/

    em

    :alien:
    penso em ser biologo(na area em q trabalha com animais,zoologia se ñ me engano) no futuro mas ñ tenho certesa,e tbm ñ sei bem q tipo de especialização faria penso em biologia marinha mas como disso ñ tenho certesa

    alguem teria algum tipo de conselho

    • Rafaela

      em

      Se tiver outra opção escolha a outra, faço biologia, amo, mas tá difícil encontrar emprego e estágio, a não ser que vc queira dar aula!

  8. Angela Souza Reis

    em

    Olá Karlla!!!Descobri a poucos dias o seu Blog e estou adorando, o modo com que vc aborda todos os assuntos com responsabilidade e alegria ao mesmo tempo me encantou.Parabéns pelo trabalho sensacional,pois em meio a tanta porcaria que vemos na internet ,vejo seu Blog como um refúgio onde podemos aprender e nos divertir ao mesmo tempo.OBRIGADA POR EXISTIR.AH!!!!E OBRIGADA PELOS ESCLARECIMENTOS SOBRE NOSSOS CÃEZINHOS!!!

  9. Angela Souza Reis

    em

    😀 Olá Karlla!!!Descobri a poucos dias o seu Blog e estou adorando, o modo com que vc aborda todos os assuntos com responsabilidade e alegria ao mesmo tempo me encantou.Parabéns pelo trabalho sensacional,pois em meio a tanta porcaria que vemos na internet ,vejo seu Blog como um refúgio onde podemos aprender e nos divertir ao mesmo tempo.OBRIGADA POR EXISTIR.AH!!!!E OBRIGADA PELOS ESCLARECIMENTOS SOBRE NOSSOS CÃEZINHOS!!! 😀

  10. quer coisa emmm :woot: 👿 xD ;-( 8)

  11. Thiago

    em

    Só acrescentando, meu professor de anato animal comentou q o bulbo da glande pode aumentar em até 2 vezes seu tamanho e é bem isso q acontece dps da ejaculação eles se separam

  12. Isabel Lopes Duarte

    em

    Olá Karlla descobri o diário hoje. SENSACIONAL.
    Parabéns pela abordagem simples dos assuntos científicos. 😀

  13. elminha

    em

    :@ ki coisa de loko! 😉

  14. aricis

    em

    tudo bem mais, acontecem vezes de os ces cruzarem e a cachorra nao ficar prenha?

  15. Carla Oliveira

    em

    Karlla, sobre esta questão, entao se os cães nao ficam este tempo “grudados” não ocorre a fecundação? Não quero que a minha cadela pegue cria, por ser o primeiro cio, mas o cachorro da vizinha subiu nela, mas nao ficaram grudados. Sera que ainda tenho chances de nao ser avó?!! hehehe

  16. sheila

    em

    meu cachorro fucou grudado com a irma dele… é o primeiro cio dos dois.. o veterinario disse q é perigoso pra cadelinha… sò q eles soh ficaram grudados 1 minutinho.. e se soltaramm.. msm assim tem perigo dela ficar gravida? responda por faor.. eu preciso muito saber

  17. Zinete Daniele

    em

    Meus cachorros ficaram grudados ,e depois que eles se soltaram ,a cadela ficou se coçando ,isso é normal ?

    • Anonimo

      em

      as vezes cachorros tambem tem alergia talvez seja uma outra coisa

  18. Edpim

    em

    A explicação mais simples óbvia que encotrei.

  19. Júlia

    em

    Olá! gostaria de deixar minha cachorrinha prenha, só que o cachorro sobe em cima dela so que nao ficam grudados, Ha possibilidade dela ficar gravida?

    • alice

      em

      minha cachorra cruzu com um cachorro mas leveiu no veterinario ele falo que ela nao esta garavida me responda

  20. andressa

    em

    olha meus caes fzeram isto e eu cooquei agua gelada para desgrudarem ,que judiaçao eu nao sabia!

    • Da Silva

      em

      Vou jogar agua gelada quando vc estiver transando com alguém pra ver se vc acha judiação

  21. Alessandra

    em

    Preciso de ajuda. Hoje passeando pela manha, descuidei um pouquinho e tive a impressão de ver o cachorro subindo na minha cadelinha, a minha é uma YORK e o macho era um vira-latas, quase tive um infarto na hora, e sai correndo em direção a eles. Não sei dizer se ela entrou no cio ou saiu dele, pq ela não sangra mais, ela tem 5 anos. Será possivel eles terem cruzado? Estou desesperada, por favor me ajude.

    • eduardo

      em

      iISTO É PRECONCEITO CONTRA VIRA LATAS E PODE DAR CADEIA.

      • andrigo

        em

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

    • fernando gonçalves da costa

      em

      se eles não ficaram grudados é porque ´não cruzaram´.

  22. claudio antonio

    em

    realmente muito boa a explicação gostei muito !! parabéns

  23. fabiana

    em

    porque as mulheres e homens nao ficam grudado como cachorro assim nao teria traiçao se alguem traisse a gente saberia

    • bunda

      em

      ai é pq as mulheres são avisiadas e os homens + ainda

  24. geisiane

    em

    Boa explicação, gostei muito. Me ajudo numa dúvida, que eu e minha prima estava querendo saber.

  25. Larissa

    em

    Gostei da explicação, só não gostei da parte “aguardar a gravidez da cadela”, minha cadela ta velha e se ela ficar grávida agora ja era pra ela :/

  26. Ana Oliveira

    em

    NÃO FIQUEM EMPRENHANDO SEUS CÃES, CASTREM-OS, JÁ TEM BICHO DE MAIS NA RUA E VENDER ANIMAL É INACEITÁVEL! NÃO FIQUEM COLOCANDO ANIMAIS PRA CRUZAREM COMO EXPERIMENTOS! VAMOS TER CONSCIÊNCIA, TEM MUITO ANIMAL NA RUA PRECISANDO DE LAR, NÃO PRECISAM PROCRIAR MAIS!

    • marcos

      em

      que ideia + sem logica , a sua!!! deixa os caes fuder , se vc nao fode e problema seu.

      • Andre

        em

        Sempre tem um tonto igual o Marcos.

    • fernandes

      em

      Me desculpe, mas seus pais que deveriam ser castrados, pois o mundo não merece humanos com esse pensamento mesquinho e totalmente sem noção, que é o seu.

    • Lisa

      em

      Concordo plenamente com a Ana!
      Cruzam os cães apenas para ganhar dinheiro com os filhotinhos ou depois ficam procurando gente pra dar, se livrar dos cãezinhos que já cresceram e deixaram de ser bonitinhos! Com tanto cachorro precisando de um lar!

      Fernandes, pensamento mesquinho é fazer a fêmea cruzar e depois tirar as crias da mãe, ou por acaso vc fica com os 9 filhotes em média que nascem de uma gestação?

      • Sarah

        em

        Concordo plenamente com a Ana! Existe cachorros na rua lindos e doidos por um lar. Castrar é questao de saúde! Animal não é Mercadoria!

    • Sandra Vitória

      em

      Mas gente, a Ana tá certa! O.o

    • Douglas

      em

      É equivalente a dizer: não engravide e tenha filhos, adote! Há milhares de órfãos precisando de pais!!!!

  27. marcelo

    em

    minha cadela apenas tem 12 meses e 1 ano e eles fizeram hoje

  28. Junio César

    em

    olá tenho uma cadela e ela esta cruzando e eu gostaria de saber se o cão pode ter o pênis fino ou pequeno ou se pode ser devido o volume de sangue que não é o suficiente para encher o “bulbu”, pois eles acasalam mas não grudam.
    muito obrigado pela atenção.

    • Os meus cachorros cruzam, mais também não grudam!! Queria saber se tem como a cadela pegar cria mesmo assim!!

  29. Jose Franklin

    em

    Faltou apenas explicar a “lógica” da natureza para isto, pois tudo que está na natureza tem um sentido de ser, e neste caso não pode ser diferente. A explicação mais plausivel que encontrei, depois de muito pesquisar tem a ver com o tamanha dos cães, veja que nos animais o cão é o que mais varia de tamanho mantendo a capacidade de cruzar e procriar, então a “sábia” natureza, dotou-os deste sistema para que impossibilite ao máximo de não cruzarem em tamanhos diferentes, um cão enorme mataria uma cachorrinha, e um cão minúsculo não engravidaria uma dinamarquesa, por exemplo. Se isto não acontece 100 por cento, devemos lembrar que é uma evolução que estamos presenciando, ainda não totalmente definida, pois o cão doméstico foi “criado” pelo homem a poucos milênios.

    • guilherme

      em

      Isso é uma explicação lamarquista

  30. Telmo Giani

    em

    E pensar que quando crianças jogávamos jogava água fria para ajudar a separar, pois achávamos que eles estavam sofrendo….rs

  31. Lu

    em

    Super apoio quem quer fazer biologia! Eu faço e felizmente não estou tendo nenhuma dificuldade com estágios, mto pelo contrário!! Excelente curso

  32. Eric

    em

    é melhor deixar soltar sozinho é bem melhor pq com agua gelada prejudica ao cachorro

  33. Gianini

    em

    Tenho uma pincher nº0 e resolvi acasalar ela com um cãozinho igual a ela mas, na hora do acasalamento eles ficam “grudados” menos de 1 minuto. Será possível acontecer a fecundação tão rápido ou ela tem algum problema?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo