Animais

Soldadinhos, como não se apaixonar por eles?

Soldadinhos, como não se apaixonar por eles?
4 (80%) 4 votes

“Sempre leio seu blog e estou sempre aqui para saber das novidades! Gostaria que você tirasse uma dúvida minha e de meus colegas de serviço! Aqui no serviço estávamos comentando sobre esse bichinho (abaixo) que sumiu não tem sido visto mais. E que antes era muito comum. Parece que chamam ele de soldadinho! Precisamos descobrir mais sobre esse bichinho lindo e simpático!” Fernanda Storck 




Fernanda e colegas, obrigada pela confiança e pelo carinho! Essa “fofura” pretinha com ornamentações brancas, que parece mesmo ter algo desproporcional no corpo é um membro da ordem HEMIPTERA, subordem AUCHENORRHYNCHA, família MEMBRACIDAE.  Para ser mais clara, fazem parte do mesmo grupo e são insetos bem próximos às cigarras e cigarrinhas.

Os membracídeos são insetos com uma beleza sem igual! São caracterizados, principalmente por apresentarem um pronoto enorme que encobre a cabeça e se estende para trás até chegar ao abdome. Esse “pronotão” assume formas muito peculiares, que muitas vezes servem de camuflagem. Algumas espécies pronoto em forma de espinhos, outras chifres ou ganchos. As asas são sempre paralelas ao pronoto grandão e isso faz com que o inseto tenha uma forma alongada para cima (veja nas imagens). Eles são muito pequeninos raramente possuem mais que 10 ou 12 mm.

Os soldadinhos se alimentam da seiva das árvores e arbustos, a maioria das espécies se alimenta de um tipo específico de planta. No estágio de ninfa (jovem) se alimenta de plantas herbáceas como a grama. Eles apresentam uma ou duas gerações por ano e geralmente passam o inverno no estágio de ovo.

O interessante deste bichinho, além da “fofura” é que eles possuem muitas vezes uma associação de protocooperação com as formigas. Isso mesmo! Os adultos perfuram os os caules das plantas com as suas peças bucais, alimentando-se da seiva. O excesso de seiva é excretado, formando melada que costuma atrair as formigas. Essas, por sua vez protegem os soldadinhos contra predadores.



Em especial, esta espécie que recebemos a imagem parece ser a “viuvinha” (nem precisa falar porque, né?), o nome científico é  Membracis lunata. Mas para saber se é mesmo esta espécie seria necessário examinar!

unnamed

macro_membracis-1_big

4033448058_83f8a0cd74



Membracis-lunata-247172

macro_membracis-2_big

Aí está o “soldadinho” ao lado de sua ninfa (estágio imaturo) tão linda quanto, não é?

——————————
FONTE: STUDY OF INSECTS – BORROR

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


29 comentários

29 Comments

  1. Carla

    em

    Oiii Xará, td bem?
    Qto tempo… apesar de não comentar sempre, estou atenta a todas as materias.
    A-D-O-R-O
    Muito lindo mesmo esse insetinho =D
    beijos, sucesso =D

  2. Fabio

    em

    ontem preparei uma cigarrinha preta dessa fica muito bonita no insetario

  3. Maria Angélica

    em

    Lindos, mesmo! Me deu vontade de pintar !

  4. Wanda

    em

    Kallinda! Que bichos belos e exóticos! A-do-rei!!!

  5. Oi meninas! :love:

  6. ^_^ Ah,são bonitos mesmo;de vez em quando vejo uns aqui no quintal;as vezes ficava pensando se essa beleza não era enganosa,rs,que papel seria o deles,enfim curiosidade sobre;nem me lembrei que vc era insetólatra,hehe.

  7. bichinhu legal! só o q parecia ter antenas com bolas que era estranho mas tb era legal ^^ e menina eu ja deletei meu blog até e vc nem trocou :S

  8. Edmilson, acabei de fazer a mudança nolink… Eu tinha esquecido, desculpe!

  9. Leocadio

    em

    Karlla, parabéns pela matéria! Sempre gostei dos soldadinhos desde pequeno…

    Essa seção “Que bicho é esse” está muito boa! A propósito, acho que eu fui um dos pioneiros com a pergunta sobre as mosquinhas de banheiro, né?

    Beijos!

  10. Guilherme Vouch

    em

    :sick: :woot: :woot: bonitinho? onde?
    o 3º parece a nave de Star Trek http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&q=Enterprise&sa=N&start=20&ndsp=20#start=0&imgtbs=z&imgsz=l

    :alien:

  11. Fernanda Storck

    em

    Aêêê!!!!
    Muito obrigada Karlla!!!
    Todos aki ficaram mto satisfeitos em saber!!! ^_^ 🙂 😀 😉
    Eh mto legal que esses esses bichinhos são tão pesadinhos que sentimos eles pousando na gente! Além de não serem nada agressivos, podemos brincar com eles!
    E lógico, deixá-los livres para voar a qualquer momento! 😉
    Bjos!!! :kiss:

  12. thomston

    em

    os hemipteras são demais quero trabalhar com essa ordem!!!!!!!!!!!!

  13. Ivan

    em

    Parabens pelo belo e util site, passo horas nele.
    Mas fala serio, esse bichinho é o máximo, nunca tinha visto coisa tão linda, parabens mais uma vez ao nosso criador.

  14. Luana

    em

    Aqui no Rio Grande do Norte esse bichinho é chamado de soldadinho, mas já vi chamarem viuvinha ou zebrinha. Eu morria de medo deles quando era pequena, porque minha avó dizia que eles mordiam e arrancavam pedaço do dedo (risos)…

  15. Giovanna

    em

    Oi Karlla, aq na minha região chamam esses bichinhos de soldadinhos, e eu queria saber se uma espetadinha q eu sinto quando os ponho no dedo, pode ser ele me confundindo com uma planta 😀

  16. meire

    em

    oi gostaria de saber sobre um bichinho que aparece em minha casa com muita frequencia, as vezes grande as vezes pequeno de cor marron bem escuro, parece com aranha tem 8 patas duas saem da cabeça e ficam bem separadas e são grande, se movimenta bem lentamente não tenho nenhuma foto para te enviar, assim que consiguir fotografar te mando para ficar mais facil identificar, mas talvez vc até saiba de bicho estou falando só quero me certificar se é ou não um bicho venenoso pois tenhos filhos pequenos, que a propósito foi quem andou achando os bichinhos. Obrigado

    • TatianyM

      em

      Meire, acredito que seu visitante possa ser um Opilião!!

  17. DANIELE DA SILVA

    em

    😀 AAAADOREI!!!! MUITO BOM ADOREI TUDO >>>>
    VOU FICAR LIIGADA AGORA E SEMPRE!! BJÃO…
    SP: EU AMO BICHO!!!

  18. herbelis

    em

    :angel:

    alguns são um orror

  19. herbelis

    em

    mais outros até que são lindos e demais fazem coisas legais que só eles sabem…… :woot:

  20. Juliana

    em

    segundo o site G17, esses insetos foram usados pela CIA (do governo americano) para espionagem. Aqui a fonte: http://www.g17.com.br/noticia.php?id=547

  21. Gustavo

    em

    Gostaria de saber se esse inseto entrou em extinção? Era muito comum em todos os lugares e há anos não os vejo mais.

  22. vladimir

    em

    tenho um pe de acerola que inclusive esta carregado , pois o mesmo esta cheio de furos e ao mesmo tempo o pe esta cheio de soldadinho .tem relaçao? consumir faz mal o que faço?

  23. Isaac

    em

    São muito lindos! Essa ninfa branquinha é mais ainda! Aquele com bolinhas nos ”chifres” é meio tenebroso, mais não deixa de ser fascinante!

  24. Rafael Alves

    em

    Primeiro quero dizer que gostei muito do seu blog, e achei informações muito úteis.

    Mas uma coisa eu acredito que, pelo contexto que foi escrito, está incorreta, quando diz que ÀS VEZES eles apresentam uma cooperação com as formigas.
    Por ser “às vezes”, e não obrigatoriamente, seria uma relação interespecífica de Protocooperação, não de mutualismo, não é?

  25. Raphael

    em

    Caramba, adorei o assunto relacionado ao inseto soldadinho. Sempre quiz saber mais sobre eles. Gostei muito de saber que tem varios outros tipos. Este site está incluido nos meus favoritos sim, apresenta um bom nivel de conhecimento. Grande abraço aos colaboradores.

  26. Rose

    em

    Eles estão em extinção ou correm o risco ? Na minha infância se encontrava aos montes e agora eu não os encontro mais.

  27. Darllan

    em

    Eu já vi este mesmos insetos sendo arrastados para dentro de um formigueiro será que as formigas também podem ataca-lás?

  28. Marcos Eduardo Neves

    em

    são criaturas incríveis, na minha casa,eles estao sempre em abundância no meu pé de graviola,e no meu cajueiro,porem só indentifiquei apenas 2 espécies,o preto e branco(mais comum) e o marrom com uma formação ponti-aguda, quero saber se eles sao endemicos do Brasil?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo