Se você acha que o hímen só serve para ser rompido, está enganado! veja qual a função biológica desta estrutura feminina

Você sabe qual a função biológica do hímen

Bem, o hímen é uma membrana fina e elástica na base dos pequenos lábios que tapa, parcial ou completamente, a entrada do canal genital virgem ou a rodeia como um anel rugoso, estreitando a entrada.

Na verdade essa película que é um fragmento que resta do processo de desenvolvimento da vagina ainda na fase embrionária. Durante o desenvolvimento do feto, o canal genital feminino é como um tubo sólido (fechado), que ao longo dos meses vai sendo reabsorvido, tornando-se um tubo oco como originalmente conhecemos.

Essa membrana, na maioria das vezes, não desaparece totalmente

O hímen possui uma abertura central que pode adquirir formas e diâmetros variáveis.

O mais comum é o chamado anelar por ser semelhante a um anel.

Alguns tipos de hímen são chamados de complacentes, pois são constituídos de fibras mais elásticas que não se rompem durante a relação sexual.

É pelo orifício do hímen que são eliminadas as secreções internas, inclusive a menstruação.

Existem algumas divergências dos especialistas quanto à função do hímen. Alguns acham que o hímen não tem nenhuma função biológica, ou seja, trata-se de um resquício embrionário sem importância.

Outros acham que ele tem o papel de proteger o órgão genital da mulher, uma vez que na infância as meninas não produzem hormônios suficientes para se defender de possíveis infecções.

De qualquer forma, o hímen tem função muito mais importante do que atender a expectativas sociais, não é mesmo?

img_himen
Diferentes tipos de hímen.

É importante saber que o rompimento do hímen nem sempre resulta em um sangramento. Isso só acontece quando ocorre o rompimento de algum vaso sanguíneo diretamente ligado a membrana (hímen), caso nenhum vaso seja atingido, não ocorrerá sangramento. Assim, está errado associar o sangramento à primeira relação sexual. Nem sempre isso acontece!

images-(1)
Himenoplastia, recuperação do hímen por cirurgia.