Sua saúde

Se você acha que o hímen só serve para ser rompido, está enganado! veja qual a função biológica desta estrutura feminina

Você sabe qual a função biológica do hímen

 “Aqui vai minha dúvida: Qual a função biológica do hímen?” Caio A. Schatzer

Caio, obrigada pelo carinho. Bem, o hímen é uma membrana fina e elástica na base dos pequenos lábios que tapa, parcial ou completamente, a entrada do canal genital virgem ou a rodeia como um anel rugoso, estreitando a entrada. Na verdade essa película que é um fragmento que resta do processo de desenvolvimento da vagina ainda na fase embrionária. Durante o desenvolvimento do feto, o canal genital feminino é como um tubo sólido (fechado), que ao longo dos meses vai sendo reabsorvido, tornando-se um tubo oco como originalmente conhecemos. Essa membrana, na maioria das vezes, não desaparece totalmente

O hímen possui uma abertura central que pode adquirir formas e diâmetros variáveis. O mais comum é o chamado anelar por ser semelhante a um anel. Alguns tipos de hímen são chamados de complacentes, pois são constituídos de fibras mais elásticas que não se rompem durante a relação sexual. É pelo orifício do hímen que são eliminadas as secreções internas, inclusive a menstruação.




Existem algumas divergências dos especialistas quanto à função do hímen. Alguns acham que o hímen não tem nenhuma função biológica, ou seja, trata-se de um resquício embrionário sem importância. Outros acham que ele tem o papel de proteger o órgão genital da mulher, uma vez que na infância as meninas não produzem hormônios suficientes para se defender de possíveis infecções. De qualquer forma, o hímen tem função muito mais importante do que atender a expectativas sociais, não é mesmo?

img_himen

Diferentes tipos de hímen.



É importante saber que o rompimento do hímen nem sempre resulta em um sangramento. Isso só acontece quando ocorre o rompimento de algum vaso sanguíneo diretamente ligado a membrana (hímen), caso nenhum vaso seja atingido, não ocorrerá sangramento. Assim, está errado associar o sangramento à primeira relação sexual. Nem sempre isso acontece!

images-(1)

Himenoplastia, recuperação do hímen por cirurgia.



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


20 comentários

20 Comments

  1. 😀 Como sempre aqui está ótimo.. Parabéns..Beijos Karlla.

  2. paula

    em

    🙂 Adorei as informações,mas gostaria de ver fotos de todos os tipos de himen.

  3. [red] Marcia

    em

    :kiss: [violet]Está ótmo,mas estaria melhor com algumas imagens de himen. Beijosss!

  4. Poliana

    em

    xD gostaria de saber mais profundamente a respeito.
    a questao da dor e coisa e tal
    obrigada :*

  5. Amanda

    em

    Parabens, esclareceu muito minha duvidas ! 😉

  6. Roberta

    em

    Realmente este site é o melhor que encontrei para tirar as minhas dúvidas sobre o que é hímen ?, qual sua função?…
    Obrigada, continuem assim, está perfeito.
    Valeu!

  7. DANIELY SANTANA

    em

    😀 amigaaaaaaaaaaaaa linda seu blog é tudo de bommmmmmmmmmmm sempre que tenho uma folga aki no trabalho, leio tudo….bjssssssssssxaudadessssssssssss fofolete

  8. Daniii… Saudades do tamanho do mundo!LOV-U

  9. Andreia Pires fofolete!!!

    em

    ;-( Ah NÃOOO!! Assim morro de ciúme, afinal de contas essa amiga que em breve será uma linda Doutora nos enche de orgulho com esse blog MARA… Bjs big fofoléticos.

  10. ANDREIA-> Minha amiga do coração… TE ADORO! =]

  11. QUELI

    em

    QUERO SABER QUAIS OS NOMES DOS QUATRO HIMES SEPARADAMENTE E A FUNCAO DE CADA UM?

  12. Antonio Carlos da Silva

    em

    😀 Amei o esclarecimento. OBS: Adoraria se pudessem mostrar fotos reais. Não é safadessa minha, é que sou muito curiosa. Obrigado…

  13. Antonio Carlos da Silva

    em

    OBS: muito curioso.

  14. sinatra da silva santos

    em

    _Bom dia, meu nome é Sinatra e moro em Manaus-AM. _há possíbilidade de mudar a cor dos meus olhos naturalmente é claro?, eles são castanho claro, de dia ele fica bem esverdiado, ao entardecer, fica meio amarelado, a noite com a claridade das luses dos portes, corros em ficam bem claros, ou seja eu quero que eles se decidam por apenas uma cor, eu gosto quando eles ficam bem esverdiado tipo de dia.
    _Eu ouvi falar de alguma coisa de camomila para usar todos os dias até ficarem bem claro, mais não sei o que é.
    _Ficarei ancioso esperando essa resposta, valeu um abraço do amigo Sinatra de Manaus-AM.

    • Rony

      em

      Ola’vc e o sinatra que morou em castanhal?

  15. HOSANA COELHO

    em

    adorei a materia sobre o himen, parabens.

  16. jeniffer

    em

    Karlla eu particulamente adorei esse texto sobre o hímen,que me interessou muito gostaria que vc coloca-se mais coisa falando sobre a virgendade….

    Muito obrigada pela compreeção

  17. jeniffer

    em

    Ah!!! e uma coisa muitoo emportante pra mim é a questão da dor,e eu gostaria que vc me falasse como fazer pra na hora H não sentir muita dor,isso é muitoo complicado

    • rakel brito

      em

      keerida…eh soh apostar nas posiçoes, como, PAPAI E MAMAE… ajuda bastante

    • Marta Luisa

      em

      Você tem que se sentir a vontade com a situação. Tem que ter intimidade com a pessoa na qual você está fazendo o ato sexual. Se sentir tença, nervosa etc.. É muito comum na primeira vez, mas não é algo que tenha que se preocupar. Se você quiser, se você estiver confiante, não vai doer. Acima de tudo, você tem que fazer com amor, não pense no que as outras pessoas vão dizer ou pensar de você. Se quer faça.. não se prenda a esses pequenos detalhes. Acredite se for por amor, vai dar tudo certinho. ;]

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo