Latinhas de alumínio transmitem Leptospirose?

É verdade que a lata de refrigerante e cerveja que contenham vestígios de xixi de ratos e se bebermos direto na lata podemos pegar Leptospirose? Minha mãe fica desesperada quando me vê tomando qualquer coisa na latinha.  ANDRÉA

Pois é Andréa, a história começa sempre com a frase: “O marido de uma amiga perdeu um amigo no trabalho…” ou “O pai de uma amiga tomou cerveja direto na lata…“, fora os emails envolvendo até gente famosa. E assim, todos que morrem de leptospirose, foram vítimas da latinha assassina contaminada com a urina do rato. Segundo especialistas, não existe nenhum registro da morte de pessoas vítimas dessa doença que tenha contraído de uma latinha de alumínio.

A Leptospira é uma bactéria que pode SIM estar presente na urina e possui sobrevida de algumas horas após ser expelida pelo rato. O período de incubação dessa doença varia de 4 a 19 dias. No entanto, essa bactéria gosta de ambientes úmidos e de temperaturas elevadas (por volta de 29ºC). Por isso, é muito improvável que elas consigam sobreviver mais que algumas horas na tampa da lata. Até por que, essas bebidas são geralmente ingeridas geladas, o que mataria definitivamente as bactérias. Para ajudar na proteção, nossas enzimas bucais costumam neutralizar as bactérias e para acontecer a contaminação sseria preciso uma quantidade muito grande de bactérias.

Seja como for, é prudente lavar as tampas das latas de refrigerantes e de cervejas. Podem não conter leptospiras, mas outros bichos igualmente maléficos e que podem causar doenças. Além disso, sabemos que não é nada higiênico colocar nossa boca em uma latinha que passa por diversas etapas de armazenamento e transporte sempre expostas a muita sujeira.

679395_59476812_pic

A Leptospira gosta de ambientes úmidos e de temperaturas elevadas. É muito improvável que elas consigam sobreviver mais que algumas horas na tampa da lata.

———————————-

FONTE: SJONLINE, MUNDO ESTRANHO