Por que as unhas das mãos crescem mais rápido do que a unha dos pés?


“Uma vez me perguntaram ‘Por que as unhas do pés crescem mais devagar que as unhas das mãos?’ Fiquei sem resposta … E agora quero saber, por que será que isso ocorre?”  FRANCO XAVIER  

Pois é Franco, as unhas dos pés crescem mesmo mais lentamente. Mas o mecanismo exato que determina a diferença entre o crescimento das unhas das mãos e dos pés, ainda é desconhecido. Provavelmente, isso acontece porque, como sabemos,  a irrigação sanguínea é maior nas mãos, além disso, os movimentos mais contínuos nas mãos ajudam no processo e sem contar que o uso frequente de calçados pressionam aponta dos dedos o que prejudica o crescimento.

As unhas das mãos levam cerca de 4 a 6 meses para renovar completamente, enquanto as dos pés precisam de 12 a 18 meses. O crescimento das unhas é resultado do metabolismo de células chamadas queratinócitos. E elas nunca param de crescer, porque nosso corpo está em constante atividade e essas células nunca param de produzir queratina.

MAIS CURIOSIDADES:

# As unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres.

# As unhas crescem cerca de 3 mm por mês.

# As unhas dos dedos mais longos crescem mais rapidamente.

# Se você é destro, as unhas da mão direita crescem mais rápido que as da mão esquerda. E o oposto é válido para os canhotos.

# As unhas das mãos também irão crescer mais rapidamente durante o verão, durante a gravidez e quando estão se recuperando de um ferimento.

mos_e_ps_1

Você pede saber mais informações sobre as unhas AQUI e AQUI.


———————————————

FONTE: HOWSTUFFSWORKS, RISQUÉ

 


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.