Por que algumas pessoas ficam com o pescoço vermelho ao ingerir bebidas alcoólicas?

“… a minha dúvida é a respeito daquelas pessoas que ficam com o rosto e pescoço vermelhos, quando ingerem álcool  Acontece geralmente com japoneses. Já li algo a respeito mas gostaria de saber melhor!” Carla

Essa é uma ótima dúvida, Carla! O vermelhão no rosto de algumas pessoas quando ingerem álcool pode significar mais que simplesmente uma reação a vergonha. Este “vermelhão” é causado por um aumento no fluxo sanguíneo e pode acompanhar náusea e batimentos cardíacos acelerados.

Essa reação é causada principalmente por uma deficiência herdada numa enzima hepática chamada ALDH2, uma característica compartilhada por mais de um terço da população de famílias do leste asiático (os japoneses, chineses ou coreanos).

Meia garrafa de cerveja já pode deflagrar a reação. A deficiência resulta em problemas para metabolizar o álcool, levando a um acúmulo no corpo de uma toxina chamada acetaldeído que provoca o “vermelhão” na pele avermelhada. Pessoas com duas cópias do gene responsável por isso têm reações tão desagradáveis que são incapazes de consumir grandes quantidades de álcool. No entanto, aqueles com somente uma cópia do gene podem desenvolver uma tolerância ao acetaldeído e se tornaram consumidores regulares de álcool.

550px-Drink-and-enjoy-the-beer-Step-8

As pessoas com deficiência de ALDH2 possuem mais dificuldade de metabolizar o álcool que consomem.

FONTE: G1, REVISTA ÉPOCA