Animais

Como se formam os ovos dentro das aves?

Como se formam os ovos dentro das aves?
Esse texto foi útil para você?

“Queria saber como o ovo se forma dentro da galinha… De onde vem a casca do ovo?” Bruna Durval Neves




Está aí, uma ótima pergunta, Bruna! Bem, o ovo se forma num processo lento, que dura em média 25 horas e se divide em duas fases. A primeira, com duração de 4 horas, corresponde à formação de todos os componentes internos do ovo. A segunda fase leva até 21 horas e é quando ocorre a deposição de cálcio para a formação da casca. Nos ovários forma-se a gema, com a incorporação de sais minerais, proteínas e lipídios e o desenvolvimento se dá desenvolve à medida que caminha pelos compartimentos ovidutos. A casca é formada no útero, onde recebe uma grande quantidade de água e vitaminas.

Durante todo esse processo o ovo não tem a forma ovalada que conhecemos, na verdade eles são esféricos (redondos) quando ainda estão no interior do animal e possuem uma casca macia e maleável. Esta forma característica que conhecemos, se dá quando o ovo é forçado atráves do oviduto: os músculos se contraem, empurrando-o mediante movimentos ondulatórios (peristáticos). No início do processo o ovo é esférico, depois fica meio conico e só no final quando a casca entra em contato com o oxigênio e endurece, é que ele se torna ovalado.

O ovo se forma na ave mesmo se não for fecundado, da mesma maneira que a mulher ovula todos os meses, mesmo sem ter relação sexual. As galinhas, por exemplo, botam ovos todos os dias. O ovo não fecundado é aquele que consumimos (nos fecundados, a gema serve para a alimentação do embrião).

Sem-Título-2



Os ovos não são originalmente ovalados!

————————–

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


5 comentários

5 Comments

  1. Nossa, sempre procurei algo do tipo, pra poder explicar pras pessoas, pois qdo falo que sou vegetariano, sempre vem alguem falar que eu to comendo um pinto e que continuo matando.

    ¬¬”

  2. Raquel

    em

    Gostei imenso deste tema, porque eu sempre pensei que todos os ovos são fecundados, e que depois lá dentro forma-se o embrião. Mas hoje sei que quando não é fecundado é apenas óvulo e verdadeiro ovo ou zigoto, quando fecundado, dando origem ao embrião.

    Mas um vegetariano é aquele que não come produtos animais. Porque o ovo não fecundado é também uma célula animal e viva, pena que não teve o sucesso na fecundação.

  3. maria eduarda

    em

    muito obrigado por me ajudar ñ sabia de nada vcs me ajudaram muito obrigado!!!!

  4. Daian Oliveira

    em

    Adoro o blog….recomendo sempre Parabéns pelas reportagens!!!

    Só um detalhe, acho que tem uma palavra trocada. Na verdade nos fecundados a gema É o embrião….o que serve de alimento é a clara!!

    Grande abraço!

  5. Luis Gallardo

    em

    Desde Venezuela, pregunto a que se debe que las gallinas tienen un solo ovario del lado izquierdo y por que no dos

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo