Terçol é contagioso? É preciso se afastar das pessoas? É transmissível por objetos?

Terçol é contagioso? É transmissível través de objetos?

Já sei… negou algo a uma grávida, ficou com terçol e está procurando informações sobre ele. Na verdade, a grande dúvida das pessoas é quanto ao contágio. Enfim, Terçol é contagioso? É preciso se afastar das pessoas? É transmissível por objetos?

De acordo com Dr. Drauzio Varella, o terçol ou hordéolo, é uma inflamação de glândulas (Zeis e Mol) que produzem secreção gordurosa ao redor dos cílios. Ao contrário do que a crença popula diz, o terçol não tem ligação com negar pedidos a grávidas e sim pela obstrução das glândulas dos cílios com gordura, causada principalmente pela bactéria estafilococos.

O terçol pode ser causado também por má higiene, por não retirar a maquiagem por completo, ou por coçar os olhos constantemente. Para não dizer que terçol e grávidas tem zero de relação, o terçol na gravidez é mais comum. Afinal, os hormônios estão agitados e isso aumenta a produção de gordura pelas glândulas nas pálpebras. Pelo mesmo motivo, os adolescentes também podem ter terçol com mais frequência.

Assista ao nosso vídeo sobre terçol

Leia também: Mancha de sangue no olho (derrame ocular): o que pode ser e como tirar

O sintoma mais característico é o inchaço na pálpebra, por conta do acúmulo de pus. Desta forma, como o terçol é resultado de uma inflamação (batalha entre os micro-organismos invasores e nossas células de defesa), alguns sintomas são de inflamação. Assim, podemos citar a vermelhidão e o local com aumento de temperatura. Além disso sensibilidade à luz, lacrimejamento dos olhos e dificuldade para abrir o olho.

O terçol, na maioria dos casos, não precisa de remédio. Então, basta cuidados básicos em casa. Manter a região sempre limpa, não tocar com as mãos sujas (mesmo com as mãos limpas, evite tocar) e não espremer a região acelera a melhora. Além disso, use compressas mornas no local afetado durante 10 a 15 minutos também ajudam e evitar usar maquiagem durante o terçol. Porém, fique atento!! Caso a inflamação comece a se espalhar pelo rosto, aumentando a área vermelha, olhos muito vermelhos e irritados, lesão por mais de uma semana e visão diminuída, procure um médico! Decerto, o médico poderá receitar uma pomada, um colírio ou até mesmo um antibiótico caso seja necessário.

Leia também: Você acorda sempre com olhos inchados? Veja porque acontece e o que fazer para resolver o problema!

Terçol é contagioso?

Segundo o oftalmologista Reinaldo Leite, “Terçol não é contagioso”. E, por isto, não passa para outras pessoas e não afeta o outro olho. Diferente da conjuntivite infecciosa, por vírus ou bactéria. Porém a conjuntivite provocada por alergia também não é contagiosa.

Assim, o mais importante é ficar atento aos sintomas. O terçol, geralmente, desinflama ou drena sozinho em cerca de 4 dias, e não costuma passar de 1 semana. Desta forma, quando você perceber a diminuição do inchaço, da dor e da vermelhidão, significa que ele está se desinstalando do seu corpo. Acima de tudo, não toque na região, mantenha-a limpa e não precisa se afastar de ninguém, pois não é contagioso.