Dente do siso: Como aliviar a dor de dente siso? Dentista dá as melhores receitas caseiras

11528
Dente do siso: Como aliviar a dor de dente siso? Dentista ensina

O dente do siso, também conhecido por terceiro molar ou dente do juízo, são os últimos dentes permanentes a nascer. Em geral, esses dentes iniciam sua formação por volta dos 5 anos de idade. Contudo, a erupção inicia-se bem mais tarde, dos 17 aos 25 anos de idade. Sua erupção na boca pode ser bem dolorosa. Por isso, algumas pessoas passam por maus bocados durante o nascimento do dente do juízo. Mas, como aliviar a dor de dente do siso? Aprenda as melhores receitas caseiras.

A dor do dente do siso não é regra. Algumas pessoas, na verdade, nem formam esses dentes. Sua chegada pode ser dolorida porque, normalmente, nossa boca não tem espaço suficiente para eles. Desta forma, o dente do siso acabar forçando e empurrando todos os outros para conseguir o seu lugar. Por causa desses e de outros problemas, muita gente acaba optando pela retirada do dente do siso por cirurgia. No entanto, os dentistas são claros ao dizer que esse dente é importante. Assim, se a pessoa não está com problemas anatômicos, sua extração não é recomendada.

Antes de mais nada, deixamos claro que toda e qualquer dor de dente deve ser avaliada e tratada pelo seu dentista. No entanto, abaixo podemos ver algumas dicas caseiras disponibilizadas pelo odontólogo Dr. Luis Coradazzi, da clínica Centro de Cirurgia Oral, de Goiânia. Elas ajudarão a se livrar do incomodo no dente do siso até que possa ir ao dentista.

Como aliviar a dor de dente do siso?

Mascar chiclete no lado da dor é uma forma fácil de como aliviar a dor de dente do siso. No início pode parecer doloroso, mas depois, com a massagem que a goma faz na gengiva, acontecerá um alívio temporário da dor.

Mastigar salsa também ajuda. A salsa, aliás, além de fazer a massagem gengival, as propriedades anti-inflamatórias da luteolina presente na salsa irão controlar a inflamação até que se possa ir ao dentista. Outra forma de usar a salsa é fazendo uma pasta amassando 1 punhado de salsa, com meia colher de sal e 1 colher de azeite, e enrolar numa gaze limpa e pressionar sobre o dente afetado.

Faça bochechos várias vezes ao dia com uma solução salina caseira com água morna e sal. Apenas morne um pouco de água acrescente sal – e colher de café para 1 copo de água – e bocheche. O sal tem poder antisséptico e anti-inflamatório e funcionará bem contra a inflamação da gengiva que dói, conforme um estudo publicado na PlosOne [2].

Chupar cubos de gelo também ajuda. Já sabemos que o gelo tem um forte poder analgésico. Então, ao invés de tomar medicamentos, chupar cubos de gelo vai aliviar a dor. Já explicamos aqui, que o poder do gelo contra a dor funciona porque o frio costuma agir nos receptores de dor. Isso fará com que o corpo pense que está apenas sentindo o frio e “esquece” da dor.

Passe óleo de cravo-da-índia na gengiva dolorida. De acordo com um estudo publicado no Complementary Therapies in Medicine [1], o cravo ação analgésica, anti-inflamatória e antisséptica. Com isso, pode aliviar a dor e a inflamação, além de ajudar a prevenir uma infecção. Basta colocar 2 gotas do óleo diretamente no dente ou num pedaço de algodão ou cotonete.

Remédios convencionais para dor do dente siso

REMÉDIO CONVENCIONAL PARA DOR DENTE

Anestésicos locais, podem ser adquiridos em farmácia e podem ajudar na dor até o momento da consulta com o dentista. Esses, ajudam a anestesiar os nervos próximos ao dente, permitindo um alívio muito rápido da dor;

Analgésicos tradicionais como Paracetamol ou Dipirona, têm propriedades que ajudam a aliviar dores leves a moderadas. É importante sempre seguir a orientação da bula.

Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno podem ser grandes aliados. Eles, decerto, reduzem a dor e inflamação no local da gengiva próxima ao dente. Por isso, os dentistas costumam recomendar nos casos de dor constante e provocada pelo crescimento do dente do siso. O ideal, é aguardar a consulta, antes de optar por anti-inflamatórios.

️Atenção: Todas as dicas acima não são recomendadas para crianças até 12 anos e gestantes em qualquer fase da gestação.

Artigos médico-científicos:  Complementary Therapies in Medicine [1]  PlosOne [3]