Se liga! O motivo do seu constante cansaço pode ser uma síndrome bastante comum!

3701
Cansaço, desmotivação e esgotamento pode ser Síndrome de Burnout

Atualmente todos sofrem com o cansaço. Não importa sua área de atuação profissional, a exaustão já é um preocupação recorrente e caso de saúde pública. A Síndrome de Burnout  traz cansaço, desmotivação e esgotamento. Pode ser que você tenha essa doença.

Essa síndrome é um distúrbio psíquico de caráter depressivo ligado ao contexto ocupacional. Eventualmente, relatos de pacientes com essa síndrome são característicos por exprimir cansaço o dia inteiro, desmotivação e esgotamento. Acima de tudo, homens e mulheres parecem lidar com esse esgotamento de maneiras diferentes. Aliás, uma pesquisa finlandesa mostrou que homens com exaustão tem maior probabilidade de tirar licenças médicas do que mulheres na mesma situação.

A diferença entre a síndrome de Burnout e depressão é que  a depressão envolve uma perda de autoconfiança, ódio a si mesmo e autodesprezo. Esses sintomas não acontecem em Burnout, onde a imagem de si permanece inatingível. De qualquer forma, Burnout também não deve ser confundido com a síndrome da fadiga crônica. Primeiramente, a fadiga crônica é caracterizada por longos e dolorosos períodos de exaustão física e mental. Além disso, os sintomas podem durar seis meses, envolvendo também dor física.

Esgotamento de energia física

Os momentos de estresse intenso em que vivemos faz com que o nosso organismo lute diariamente para enfrentar os hormônios do estresse. Desta forma,  nossa energia se esgota, o que resulta em falta de vontade e disposição. Essas síndromes de esgotamento não tem uma fonte determinada: não se sabe se tem origem no corpo ou na mente, se são reflexo da sociedade ou do nosso próprio comportamento.

Cansaço, desmotivação e esgotamento pode ser Síndrome de Burnout
Atualmente todos sofrem com o cansaço. A Síndrome de Burnout  traz cansaço, desmotivação e esgotamento. Pode ser que você tenha essa doença.

O sofrimento emocional pode aumentar inflamações e a dor, pode causar  convulsões. Desta forma, até os sintomas são reais a ponto de desencadear a febre que sentimos ao pegarmos uma gripe. A cobrança em cima de si mesmo, ou a chamada ansiedade da performance, pode exacerbar essa condição.

É importante em tempos de ansiedade, cobrança e esgotamento, delimitar as fronteiras entre trabalho e lazer. Isso, decerto, irá garantir que a mente descanse e não sofra com as atribulações do esgotamento diário.

BBC