Cachorro vomitando mato ou mato com sangue, o que pode ser?

7018
Cachorro vomitando mato ou mato com sangue, o que pode ser?

Qual foi o dono de cachorro que nunca viu o pet comendo uma grama entre as refeições? Esse comportamento é mais normal do que muita gente pode imaginar! Ao mesmo tempo, ver o cachorro vomitando mato e mato com sangue deixa qualquer dono assustado. Mas, o que pode ser isso?

Vomitar apenas mato

Os cachorros comem grama quando sentem algum incômodo no estômago ou no intestino. E eles fazem isso para provocar o vômito ou para acelerar o trânsito gastrointestinal.

Muitos podem ser a causa desse desconforto, como por exemplo, dor de estômago, gastrite, verminose, e alimentação inadequada. Isso, obviamente, causará dor e desconforto, digestão lenta, distensão gástrica por gazes e cólicas intestinais. Além disso, alguns animais têm ainda, gazes em alças intestinais, fezes muito ressecadas, diarreia ou até mesmo estresse.

Porém não apenas desconfortos e problemas são causas desse comportamento. As vezes o seu cão gosta do sabor, está com fome, está querendo se hidratar ou até mesmo um motivo evolutivo, já que os ancestrais dos cães domesticados ingeriam fibras através das presas herbívoras que eles caçavam.

O que deve ser observado, é a frequência dos vômitos. Caso o dono ache que o cãozinho está vomitando frequentemente, é a hora de procurar um veterinário.

Leia também: Cachorrο com focinho quente! O que pode ser? O que fazer?

Cachorro vomitando mato ou mato com sangue, o que pode ser?
OS cães se “automedicam” com matinhos e grama.

Vomitar mato e sangue

Não vou discordar que ver seu cãozinho vomitando sangue é algo assustador visualmente. Nessa hora não adianta desespero, afinal, é preciso colocar a mente no lugar e pensar em motivos e causas.

Primeiramente analisando o aspecto do sangue é possível ter pistas preciosas. Caso o sangue seja vermelho de aspecto brilhante, bem provável que não seja problema gastrointestinal. Pode ser que seu animalzinho mastigou algo que o machucou, como, por exemplo, algum corte na boca. Não é recomendável dar osso para seu pet, pois eles podem se quebrar e machucar a boca ou órgãos internos do seu cão.

O vômito com sangue pode ser causado por úlceras gastrointestinais, ingestão de objeto estranho, ingestão de plantas tóxicas, infecções.

Leia também: Cachorrο vomitando amarelo: O que pode ser e o que fazer?

O que fazer?

Caso seu cãozinho tenha vomitado, tire a comida de perto dele e só dê depois de uma hora. Mantenha seu cão hidratado nesse tempo. Ninguém conhece melhor seu animalzinho como você. Observe o comportamento dele após o episódio. O ideal é levar ao veterinário lá ele poderá dar um diagnóstico melhor e com isso o problema ser tratado de forma pontual.

Em síntese, o vômito com mato é mais comum, podendo ser algo normal dependendo da frequência. Vômito com sangue ou mato e sangue, já é melhor ligar o alerta e observar seu cãozinho e o ambiente que o cerca. Talvez ele ingeriu algo que o machucou ou então ele já vinha apresentando um comportamento diferente antes de vomitar sangue. De qualquer forma o ideal é levar ao veterinário para ele fazer o diagnóstico. Os animaizinhos precisam de cuidados, não negligencie.

PC / L