Cachorro com sangue nas fezes, o que pode ser?

10158
Cachorro com sangue nas fezes, o que pode ser?

Observar as fezes do cachorro é muito importante. Elas dizem muito sobre a saúde do seu cão. E um fato que preocupa demais os donos é a ocorrência de sangue nas fezes. Mas o que pode ser?

O óbvio as vezes precisa ser falado. Caso haja sangue nas fezes do seu cão, é fato que algo de anormal está acontecendo. As fezes podem mostrar-se de duas formas: normais com muco vermelho, que seria o sangue. Ou em forma de diarreia vermelha escura, acompanhada de mau cheiro. As fezes de um cão saudável são pequenas, firmes e úmidas. E as causas? Os motivos são mais de um…

As vezes pode ser algo “simples”, como, por exemplo, falta de água limpa ou então alimentação inadequada. Alergia a algum alimento ou então a ingestão de ossos que se quebram no estômago do seu pet e acabam ferindo a parede interna do órgão. Talvez o seu cãozinho esteja fazendo muita força e isso pode gerar machucados.

O que pode ser sangue nas fezes?

Alguns vermes são muito agressivos a ponto de perfurar a parede interna de alguns órgãos. Um exemplo é o Ancylostoma caninum um endoparasito, que se nutre de sangue e é encontrado principalmente no intestino delgado do hospedeiro.

Úlcera gástrica pode acometer os cães. O uso de medicamentos para dor é a principal causa. Os medicamentos são comumente aqueles usados em conjunto com os corticosteroides, que aumentam o risco de inflamação gástrica. O cão apresentará fraqueza, anorexia, vômito, fezes com sangue ou pretas, membranas mucosas pálidas e letargia.

Outra causa de sangue nas fezes é a inflamação da glândula anal que está localizado ao lado do ânus. Quando o canal d glandular fica obstruído, a secreção fica acumulada e a glândula pode inchar. Com isso, a situação piora ainda mais quando a glândula infecciona. Além de apresentar sangue nas fezes, o cão arrasta o bumbum no chão, tenta morder a da cauda. Além disso pode ter dificuldade para defecar e passa a lamber a região anal com frequência.

Envenenamento também causa sangue nas fezes. Às vezes o cão pode ingerir plantas tóxicas ou animais venenosos e passar por alguma hemorragia no trato digestório. Assim, é bom estar sempre de olho. Além disso, pode ser ingestão de algum material pontiagudo ou ossos de frango, por exemplo.

Leia também: Cαchorro vomitando amarelo: O que pode ser e o que fazer?

Parvovirose: cuidado!

Além disso, uma causa muito grave, seria a da parvovirose, uma doença transmitida por um vírus que se alastra rapidamente. Em abrigos de animais, o cãozinho que está com parvovirose é sempre separado dos outros para o vírus não se espalhar. O animal que é acometido por essa virose entra em uma prostração em questão de dias.

O cão deve ser levado urgente ao veterinário. Além do sintoma de fezes contendo sangue, também pode aparecer: depressão, falta de apetite, febre, diarreia, vômitos. A VACINAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!!!! Lembre-se, manter o cartão de vacinação do seu cão atualizado pode evitar inúmeras complicações e esta é uma delas.

Leia também: Cachorrο com excesso de remela, o que pode ser?

Em conclusão, as causas podem ser diversas, o importante é sempre observar o comportamento do seu cãozinho e levar ao veterinário assim que possível. As vezes pode ser algo simples que será resolvido facilmente, e as vezes pode ser algo que demande um pouco mais de atenção e cuidado. Então a melhor coisa a se fazer é levar para o veterinário que ele dará o diagnóstico correto e assim você poderá cuidar do seu pet da melhor maneira possível.

 

TSCCPC