Mulher

Você acorda sempre com olhos inchados? Veja porque acontece e o que fazer para resolver o problema!

Olhos inchados ao acordar: Por que acontece? O que fazer?

Muitas pessoas acordam com os olhos inchados regularmente. É importante saber as causas disso, mas, normalmente, não é nada grave. Decerto, tem a ver com retenção de líquidos no corpo. Mas, ter os olhos inchados ao acordar deixa todo mundo grilado. Então, por que acontece? O que fazer para reverter o problema?

Sabemos que nosso corpo cerca de 70% composto de líquidos. Embora a maior parte desse líquido esteja no interior das células (intracelular), cerca de 1/3 circula por fora das células do nosso organismo, por isso é chamado de “Líquido Extracelular”. Esse líquido está em movimentação constante por todo o corpo, misturando-se aos líquidos teciduais através das paredes dos capilares sanguíneos. Dessa forma, ele carrega íons e nutrientes dos quais as células necessitam para a manutenção da vida celular.

Durante o dia devido à força da gravidade, por ficarmos de pé a maioria do tempo, o tal líquido vai descendo e se alojando nas partes inferiores do corpo. Isso explica, aliás, as pernas inchadas que algumas pessoas desenvolvem quando ficam o dia inteiro em pé. É comum, nestes casos, que os líquidos se acumulem nas pernas.




Da mesma forma, quando nos deitamos para dormir, os líquidos extracelulares se distribuem mais uniformemente, por todo o corpo (inclusive a cabeça) provocando o inchaço nas pálpebras. O que acontece, é que, normalmente a circulação linfática diminui durante o sono. Isso,  facilita o acúmulo de líquidos nos tecidos esponjosos das pálpebras inferiores, onde a pele é bem mais fina do que em outras partes do corpo. Enfim, este acúmulo e uma leve retenção de secreção lacrimal produzem o inchaço das pálpebras.

Leia também: Acordar com o coração acelerado (taquicardia): Veja as causas e o que fazer

Geralmente o inchaço desaparece quando levantamos, pois a circulação da linfa é restaurada. É importante notar que não só as pálpebras e a região abaixo dos olhos se incham, mas todo o nosso rosto amanhece meio inchado. E se você dorme de lado, a parte do rosto que ficou para baixo ficará ainda mais inchada. Consegue perceber isso?

Assim, acordar eventualmente com olhos inchados, não é nada grave. Acontece com crianças, jovens, adultos e idosos. Quando dormimos muito, é normal que mais líquido se acumule nas pálpebras, por isso, o inchaço é maior. Há, no entanto, problemas de saúde que levam a uma tendência maior de retenção de líquidos ao acordar.



Olhos inchados ao acordar: Por que acontece? O que fazer?

A erva de camomila é fantástica, tem propriedades relaxantes e os seus antioxidantes aliviam o inchaço. Pode aplicar saquinhos de chá molhando-os em água e colocar um pouco no congelador para refrescarem, depois é só aplicar nos olhos.

Problemas renais e cardíacos



Aquelas pessoas com problemas cardíacos, circulatórios ou renais possuem dificuldade para eliminar líquidos pela urina, e por isso têm tendência a inchaços maiores. Por isso, se o inchaço nos olhos for recorrente e vier acompanhado de outros problemas de saúde, como dor nas costas, falta de ar, inchaço nas pernas é importante buscar ajuda médica. Dr. Marcelo Bellini, cirurgião vascular, diz que as doenças do coração causam inchaços frequentes nos olhos. A insuficiência cardíaca acontece quando o coração não consegue bombear o sangue. Pessoas com insuficiência cardíaca podem ter inchaço nos olhos,  pernas, barriga e nos pulmões. Geralmente terminam o dia com os pés muito inchados e amanhecem com o rosto parecendo uma “lua cheia”.

Olhos inchados ao acordar: Por que acontece? O que fazer?

O pepino é uma ótima opção caseira para olhos inchados porque ele ajuda a contrair os vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço.

O que fazer?

Aplique algo frio aos olhos. Assim como outros tipos de inchaços, é possível reduzir o problema através da aplicação de compressas geladas de algo tipo. Fatias resfriadas de pepino possuem um tamanho e um formato perfeito para seus olhos, e funcionam bem para reduzir temporariamente o problema. Deite-se e coloque-as sobre suas pálpebras fechadas por 15 minutos, ou até elas ficarem quentes. O mesmo pode ser feito com saquinhos de chá de camomila umedecidos com água fria.

Leia também: Dor no peito ao respirar, o que pode ser?

ME / MB

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


8 comentários

8 Comments

  1. Adorei saber disso! Por isso é costume de algumas pessoas deixar as pernas numa altura maior que a do corpo por algum tempo antes de dormir, até pra evitar varizes…
    Caramba, seu blog é muito legal, acho que vou visitá-lo mais vezes. Amo biologia! x]
    Bjão

  2. Bruna

    em

    Que matéria legal…muitoooo boa mesmo!!!! Não fazia idéia que o motivo de nós acordarmos com os olhos o rosto inchado está ligado ao liquido extracelular…muitooo interessante!!!

    PARABÉNS pelo blog!!!!! 😮

  3. Nossa…Interessante demais. conheci seu site pelo UEBA e agora ele já faz parte dos meus favoritos!
    Beijos. Bom dia. ^_^

  4. sheila

    em

    OLA!! adorei seu blog, sou biologa e achei bem legal como trata dos assuntos ligados a essa área tão fascinante!
    beijos
    parabéns 😀

  5. Maryanne

    em

    Oi, boa noite!
    Você está de parabens, adorei todo o conteudo e consegui tirar varias duvidas que eu possuia.
    Um grande abraço.
    😀

  6. tulio lopes

    em

    :love: bom dia gostei do seu blog continui ajudadndo as pessoas

  7. julio

    em

    eu ando o dia inteiro e mesmo assim acordei com os olhos inchados e ja fazem 2 dias assim ,

  8. PATRICIA

    em

    ADORO VIR ATÉ O BLOG E MUITAS VEZES PELA PAGINA DO FACEBOOK MESMO E LER SUAS POSTAGENS QUE SÃO SUPER INFORMATIVAS,CURIOSAS E INTERESSANTES… ADOREIII

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo