Sua saúde

Como saber se tenho hérnia? Conheça os tipos, as causas e os sintomas

Como saber se tenho hérnia? Conheça tipos, causas e sintomas

A hérnia é uma protuberância de algum órgão interno que pode aparecer em diversos locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha e coluna. De acordo com o Dr. Arthur Frazão, clínico geral, as hérnias surgem quando acontece algum deslocamento da parte do órgão e essa parte começa a invadir um espaço que não deveria. Então, como saber se tenho hernia? Quais são os tipos, causas e sintomas?

Na verdade, não existe uma causa certa para o surgimento de uma hérnia, porém alguns fatores de risco podem ajudar a desencadear a mesma, como: Levantamento de peso na academia ou no trabalho; Tosse excessiva; Esforço extremo; Constipação crônica ou esforço para evacuar; Fibrose cística; Peso em excesso; Alimentação ruim; Fumo, entre outros.




Causas da Hérnia

Não existe uma causa certa para o surgimento de uma hérnia, porém alguns fatores de risco podem ajudar a desencadear a mesma, como: Levantamento de peso na academia ou no trabalho; Tosse excessiva; Esforço extremo; Constipação crônica ou esforço para evacuar; Fibrose cística; Peso em excesso; Alimentação ruim; Fumo, entre outros.

Leia também: Dor no umbigo, o que pode ser? Médicos apontam principais causas

Como saber se tenho hérnia Inguinal



Localizada na virilha – Normalmente, a  hérnia inguinal causa dor na região que pode ser forte ou fraca. Além disso a pessoa sentirá uma saliência na região da virilha, que fica mais visível quando tosse, é feito muita força ou se levanta peso. Com o passar do tempo, essa saliência vai aumentando de tamanho e, no caso do homem pode descer até a bolsa escrotal. Além disso, terá forte sensação de queimação, pressão e peso na região da virilha. Ao levantar ou e curvar, a pessoa sente desconforto no local. Nos homens, é muito comum dor e inchaço nos testículos, que acontece, uma vez que a hérnia desce para o escroto.

Como saber se tenho hérnia de Disco

Localizada na coluna – em alguns casos, essa hérnia não causa nenhum sintoma, em outros podem ocorrer muita dor, dormência ou fraqueza em um braço ou perna. Geralmente as dores se localizam nos braços, costas, na perna ou pé; É comum apresentar espasmos e fraqueza muscular e dormência, além de queimação e formigamento.



Como saber se tenho hérnia de hiato

Localizada no abdômen – geralmente os sintomas são parecidos com a azia e desconforto abdominal. Mas pode ocorrer dores no peito, refluxo ácido, regurgitação ou vômito, também é comum irritação na garganta e uma tosse crônica.

Como saber se tenho hérnia? Conheça tipos, causas e sintomas

Os tipos de hérnia são: Hérnia inguinal: localizada na virilha; Hérnia de disco: localizada na coluna; Hérnia de hiato: localizada no abdômen; Hérnia umbilical: localizada no umbigo; Hérnia femoral: localizada na coxa; Hérnia muscular: localizada em qualquer músculo; Hérnia incisional: que surge após alguma cirurgia.

Como saber se tenho hérnia femoral

Localizada na coxa – na maioria dos casos não há nenhum sintoma, mas pode ocorrer algum tipo de desconforto local enquanto anda ou senta. Em casos mais graves, ocorrer dores estomacais, náuseas e ânsia de vômito.

Como saber se tenho hérnia umbilical

Localizada no umbigo – o sintoma principal é o inchaço ou protuberância perto da cicatriz umbilical. Comum em bebês, a hérnia surge exatamente no local da cicatriz umbilical, geralmente, quando uma alça intestinal atravessa o tecido muscular.  As hérnias umbilicais geralmente podem ser vistas quando o bebê está chorando, rindo ou esforçando-se para usar o banheiro. O sintoma revelador é um inchaço ou protuberância perto da cicatriz umbilical.

Como saber se tenho hérnia Incisional

Surge após alguma cirurgia – apresenta um abaulamento na região da cicatriz, geralmente apresenta dor e desconforto causado pelo esforço físico.

MV / TS / MR

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo