Como saber se estou com imunidade baixa? Médicos mostram os sinais mais comuns

Como saber se estou com imunidade baixa? Veja sintomas mais comuns

Podemos definir imunidade, como a capacidade natural do nosso corpo de realizar defesa contra invasão de agentes causadores de doenças. Assim, podemos dizer que a imunidade é uma habilidade que nosso corpo tem de combater vírus, bactérias, fungos e protozoários com os quais temos contato no dia-a-dia. Afinal, sem imunidade ficaríamos doentes o tempo todo.  Contudo, é comum que por uma série de causas, nosso corpo tenha imunidade baixa. Ou seja, ficamos mais vulneráveis a doenças. A pergunta é: Como saber se estou com imunidade baixa e quais os sintomas mais frequentes?

De acordo com o Dr. Juliano Pimentel, um especialista em alimentação saudável, sobretudo sem glúten, explica que há diversos fatores que levam uma pessoa a perder a imunidade: doenças como lúpus, aids, câncer, obesidade e outros e fumo. Ele acrescenta, ainda, o estresse e uso de medicamentos como corticoides. Além disso, durante a menstruação, a mulher ficar também com o sistema imune deficiente e, portanto, fica mais vulnerável a doenças.

Há sinais comuns que não damos muita atenção que indicam que estamos com a imunidade baixa. Dr. Juliano enumera os principais sinais de que nosso sistema imunológico está ruim:

Herpes, estomatite e amigdalite: os agentes patogênicos causadores dessas doenças são oportunistas. Com isso sempre que a imunidade cai, a doença vem à tona. Herpes é a mais comum, quem tem o vírus ativo sempre desenvolve as feridas quando está com a imunidade baixa.

Candidíase, frieira (micose) e doença do pano branco: Essas doenças causadas por fungos costumam ser um inferno na vida de pessoas com imunidade baixa. As mulheres principalmente, quando tem 2 ou 3 episódios de candidíase por ano, podem estar com a imunidade enfraquecida.

Gripes e resfriados: Ter vários episódios de gripe e resfriados no ano também é indicativo de imunidade baixa. Além disso, um simples resfriado costuma se agravar, virar gripe forte com febre alta e muito mais.

Queda de cabelo: Uma das causas da queda de cabelo é justamente a imunidade baixa. Os cabelos ficam fracos, quebradiços e com queda fácil.

Cansaço: Sentir o corpo cansado o tempo todo, pode ser um sinal de que seu sistema imunológico está muito fraco e está lutando muito. Seu corpo fica pedindo repouso, numa tentativa de aumentar a imunidade.

Diarreia: Às vezes tudo que a pessoa come, não importa a dieta, ela tem episódios de diarreia, com fezes moles e pastosas. Isso, segundo Dr. Arthur Frazão, clínico geral, também é um alerta quanto a imunidade fraca.

Infecções de urina: Como o trato urinário é muito vulnerável ao contato com bactérias, especialmente coliformes fecais, é muito comum que quando a imunidade está baixa, a pessoa tenha infecções de urina recorrentes. Considera-se pelo menos 2 ou 3 por ano.

Febre: Se você anda tendo febre baixa recorrente, sem estar se quer gripado ou doente, você possivelmente está com a imunidade bem baixa.

Gravidez: Algumas mulheres costumam ficar com o sistema imunológico enfraquecido, devido às alterações hormonais e às mudanças no corpo da mulher, sendo necessário ter atenção redobrada para evitar problemas como gripes e infecções urinárias.