Mulher

Cólica fora do período menstrual: É normal? O que pode ser?

Cólica fora do período menstrual: É normal? O que pode ser?

Sentir cólica não é bom e quando ela vem fora do período menstrual, assustada! Não é para menos. Há princípio a cólica menstrual, é o resultado da contração dos músculos uterinos e vaginais para a expulsão do sangue. Mas não é só isso. Na verdade, existem outros motivos para que a mulher tenha cólica fora do período menstrual, mesmo quando não vai menstruar. Mas, isso é normal? É doença? O que pode ser?

A Dra. Nicole Geovana, médica da família da Universidade Federal de Uberlândia explicou que a cólica fora do período menstrual pode ou não ser normal. Isso, vai depender da sua causa. “A cólica pode ser considerada “normal”, por exemplo, se ela for causada pela ovulação”, disse. Assim, nem sempre a mulher precisa se preocupar. Contudo, é preciso observar seu ciclo, a localização e intensidade das dores. Isso porque, essas cólicas fora de hora podem indicar doenças.




Quando é normal?

Como a médica explicou, é normal ter cólicas fora do período menstrual quando é cólica de ovulação. Essa dorzinha chata é observada em mulheres que possuem seus ciclos menstruais regulares. As características da cólica de ovulação são:



  • Regularidade: A cólica é regular e acontece sempre na mesma ocorrendo sempre na mesma fase do ciclo menstrual;
  • Pouca duração: A cólica geralmente dura apenas algumas horas. Em poucos casos, podem durar até dois dias, mas nada além disso.
  • Dor fraca: A dor da ovulação não é forte. São pequenas contrações que não atingem o nível de uma cólica menstrual comum, porém, a dor existe, mesmo que fraca.
  • Sangramento: Também não é comum, mas pode haver um escape de sangue devido a uma queda dos níveis de estrogênio.


Leia também: Médica explica que menstruação escura pode ser gravidez, endometriose e mais 3 outras coisas

Outros problemas

Endometriose: É uma doença inflamatória provocada por células do endométrio. Essa dor se confunde com a menstrual, mas é mais intensa e pode aparecer fora do período menstrual. Além disso, a mulher pode sentir incômodos no fundo da vagina durante a relação sexual. Algumas mulheres ainda sentem dor ao evacuar ou ao urinar enquanto estão menstruadas.

Gravidez: Gravidez não é doença, mas pode causar cólicas fora de época. Nesse caso, ela acontece porque o óvulo recém-fertilizado está se acomodando no endométrio. Haverá desconforto e podem vir sangramentos. A cólica como sinal de gravidez tem uma sensação de barriga inchada e lembra bastante a cólica da TPM.

Mioma: O mioma é um tumor benigno que se desenvolve na parede muscular do útero. A dor, geralmente, surge no baixo ventre e na região lombar. As cólicas podem vir fora da menstruação, mas são muito mais intensas no período menstrual. Quem tem mioma tem um fluxo menstrual muitíssimo intenso.

Cólica fora do período menstrual: É normal? O que pode ser?

Útero com múltiplos miomas – Foto de Alexandre Zanlorenzi – Hospital Santa Casa de Curitiba

Doença inflamatória pélvica: Qualquer doença pélvica do aparelho reprodutivo, pode causar cólicas na mulher. É causada, no geral, por infecção dos órgãos reprodutivos femininos que pode evoluir gravemente. Pode afetar o útero, as tubas uterinas e os ovários. A mulher sentirá dor na região pélvica que lembra um cólica menstrual. Precisa observar a presença de febre e corrimento vaginal com a presença de odor forte.

Leia também: Menstruação: 6 dicas de ginecologistas para amenizar a dor das cólicas menstruais

FE / MR

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo