Sua saúde

Surto de conjuntivite: Como prevenir conjuntivite? Veja os remédios caseiros que os médicos recomendam

Surto de conjuntivite: Como prevenir? Aprenda remédios caseiros

De acordo com o oftalmologista Dr. Wagner Batista, foi uma surpresa que depois de vários anos fomos surpreendidos por um surto de conjuntivite viral em várias regiões do país. É importante, de fato, saber quais são os sintomas corretos de uma conjuntivite viral, como prevenir e quais os remédios caseiros eficientes para o tratamento.

A conjuntivite viral é bastante contagiosa, especialmente no verão. Apesar disso, esse tipo de conjuntivite não é transmitido pelo ar, mas sim pelo contato com as secreções oculares e também através de tosse e espirro do paciente infectado. Abaixo temos as melhores formas de prevenir a doença e os três melhores remédios caseiros para a conjuntivite viral, de acordo com o site hospital dos olhos. Lembrando que, de qualquer forma, uma consulta em um oftalmologista é o mais indicado.




Como prevenir conjuntivite

Mãos limpas: Lave suas mãos com frequência, pois, como o contágio se dá por secreção, uma pessoa contaminada pode infectar objetos perto de você. Além disso, é importante não colocar as mãos nos olhos.

Maquiagem: jamais use maquiagem dos outros e não empreste as suas. Pincéis, lápis de olho, rímel podem carregar o vírus e contaminar você. Além disso, não somente a conjuntivite pode ser transmitida assim, há outras doenças transmitidas por maquiagens.

Toalhas: nunca compartilhe toalhas, principalmente de rosto. Mesmo as pessoas da sua casa, podem estar contaminadas e em processo de incubação.



Medicamentos: não use colírios e pomadas de outra pessoa. Cada um deve ter a sua. Até os medicamentos transmitem o vírus.

Leia também: Como saber se tenho conjμntivite? Especialistas mostram os sintomas

Remédios caseiros para conjuntivite

Água gelada: a água gelada serve para qualquer tipo de conjuntivite, pois a água fria diminui o inchaço e ajuda a lubrificar os olhos, diminuindo os sintomas da conjuntivite. Você só precisa



molhar um pedaço de algodão ou um gaze limpa em água gelada e aplicar sobre o olho fechado. Deixe atuar sem mexer até que o algodão aqueça. Quando deixar de estar frio, trocar e colocar outra compressa fria. Isso pode ser feito quantas vezes quiser.

Chá de camomila: outra excelente forma de aliviar os sintomas relacionados com a conjuntivite, como o inchaço, ardência, coceira e vermelhidão, é usar saquinhos de chá de camomila.  A camomila tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Você só precisa colocar um saquinho em água quente e deixar por alguns minutos. Depois, deixe esfriar e coloque um saquinho em cada olho infectado.

Cenoura: Os médicos também recomendam a cenoura para aliviar os sintomas. Há duas formas de usá-la: rodelas de cenoura crua e gelada em cada olho deixando por 10 minutos e pode ser feito quantas vezes quiser. Outra forma é fazendo uma massa de cenoura crua, pode bater a cenoura no liquidificador e fazer uma pasta de cenoura e colocar sobre cada olho por 10 a 15 minutos.

hospitaldeolhos

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo