O que fazer em caso de queimadura de 1°, 2° e 3° graus? Como cuidar? Qual curativo usar? Dermatologista ensina.

Queimadura: O que fazer? Como cuidar? Qual curativo usar?

Apesar de ser um ferimento recorrente, a queimadura é uma das lesões mais doloridas que existe. Há diversos tipos de queimaduras – térmicas, químicas, elétricas. Mas, como normalmente, somos vítimas das queimaduras térmicas, aquelas causadas por fogo, líquidos quentes, vapores, objetos quentes e sol, trataremos apenas dos cuidados para este tipo de acidente. É importante saber como proceder, principalmente quando a queimadura é de segundo ou terceiro grau. Mas, enfim, o que fazer nesses casos? Como cuidar? Como fazer o curativo?

A Dermatologista, Dra. Aleksandra Viana, explicou em sua coluna no site Tua Saúde que para a maioria das queimaduras, o passo mais importante é esfriar rapidamente a pele. Isso é importante, pois evita que as camadas mais profundas da pele não sejam atingidas pelo calor. Mas, ela deixa claro que, em queimaduras mais graves os primeiros socorros precisam de mais atenção. Nestes casos, um médico precisa agir para evitar lesões musculares e nervosas.

Queimadura de 1º grau, o que fazer?

As queimaduras de primeiro grau são aquelas que atingem apenas camadas superficiais da pele. A área geralmente é caracterizada por vermelhidão, inchaço e dor suportável. Não há formação de bolhas. As queimaduras de sol, são, quase sempre, deste tipo. De qualquer forma, a melhor ação é:

  1. Usar água bem fria para lavar o local afetado usando sabão neutro. Deixa a água fria correr pela lesão por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique limpa e livre de microrganismos. Se for queimadura de sol, tome um banho frio demorado;
  2. Com o local limpo, aplique uma compressa gelada sobre a queimadura trocando sempre que ela já não estiver fria. Se for queimadura de sol, pode esfriar uma toalha e colocar nos ombros, por exemplo;
  3. Aplicar um bom creme hidratante. Não use nada além disso. Coisas como vaselina, pasta de dente podem piorar muito a dor e a lesão. Se for queimadura de sol, use cremes como caladryl ou aquele à base de Aloe vera.

Leia também: Quando a queimαdura forma bolhas, é melhor estourá-las ou deixar que desapareçam sozinhas?

Queimadura de 2º grau, o que fazer?

As queimaduras de segundo grau são mais graves. Neste caso o calor foi capaz de chegar até a derme, uma camada mais profunda da pele.  Há formação de bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável. Além disso, a pessoa sente dor e inchaço e pode haver um desprendimento de camadas da pele. Assim, a melhor ação, de acordo com a dermatologista é:

  1. Deixar correr água fria sobre a região por pelo menos 10 minutos. Como essa queimadura é dolorosa, a dor irá aliviar quando o resfriamento da pele acontecer. Caso a queimadura seja maior que um palmo é recomendado ir ao pronto-socorro. Caso contrário, siga as instruções abaixo.
  2. Cubra a região com uma gaze molhada durante as primeiras 48 horas, trocando sempre que necessário;
  3. Se bolhas se formarem, é bom evitar rompe-las. Mas, caso seja necessário, por estarem em um local difícil de manter a bolha, use uma agulha esterilizada. Pode ser uma seringa nova, com embalagem intacta. Romper a bolha com uma agulha seja, pode causar uma infecção grave.
  4. Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%;
  5. Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura, para evitar contaminação. Após a cicatrização, faça uso de filtro solar, pois o sol pode causar uma mancha irreversível no local.

Queimadura de 3º grau, o que fazer?

As queimaduras de terceiro grau, são bem mais graves. Os ferimentos desse tipo atingem todas as camadas da pele. Em casos mais graves, além da hipoderme, pode chegar até mesmo os ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele fica branca ou carbonizada.

Quando uma queimadura chega ao nível de terceiro grau, não há nada que se possa fazer em casa. Vá direto para o hospital. Até o atendimento médico, cubra o local com uma gaze estéril e jamais use qualquer produto na região. Na maioria destes casos, geralmente é preciso ficar internado para repor líquidos perdidos ou para fazer enxertos de pele, por exemplo.

TS / TS / IG