Pressão baixa: especialistas explicam o que fazer quando a pressão está baixa

Pressão baixa: O que fazer quando a pressão está baixa

A pressão baixa, chamada pelos médicos de hipotensão, é quando a pressão arterial está mais baixa do que o normal.

Na maioria dos casos, a pressão baixa não causa problemas à saúde, mas pode produzir sintomas se atingir um nível inferior a 9 por 6 de pressão.

A gente, sempre fica na dúvida de o que fazer quando a pressão está baixa. O que a pessoa deve comer? É melhor sentar ou deitar?

De acordo com a cardiologista Dra. Ana Luíza Lima, quando a pressão da pessoa baixa, normalmente as pessoas que podem sentir sensação de fraqueza, vista escura quando a pessoa se levanta rapidamente, tontura, dor de cabeça e sono ou desmaio.

Aliás, é comum que em dias muito quentes em que a pessoa tem excesso de transpiração, aconteça uma deficiência no volume dos fluidos e também a desidratação.

Isso levará a queda na pressão arterial, levando ao cansaço, tontura e até mesmo desmaios.

Veja o vídeo do nosso canal sobre queda de pressão!

O que fazer quando a pressão está baixa?

Segundo a cardiologista, assim que a pessoa mostre os sintomas de tontura, suor frio ou mal-estar, deve-se atuar rapidamente, antes que aconteça uma perda de consciência.

Depois de afrouxar a roupa e tirar acessórios como cinto, brincos, anéis, relógio e etc, a pessoa deve ser deitada de barriga para cima, colocando as pernas em cima de uma cadeira, de forma que as mesmas permaneçam mais altas do que o restante do corpo.

Como o alívio dos sintomas, ofereça um copo de suco de laranja natural e/ou uma xícara de café.

Fazendo isso, o sangue voltará com facilidade ao coração e ao cérebro, o que irá regular a pressão do paciente.

A médica explica que é comum as pessoas usarem o sal embaixo da língua para elevar a pressão.

No entanto, essa prática não funciona de imediato, pois o efeito do sal é bastante demorado e por isso, não irá aliviar os sintomas prontamente.

Pressão baixa: O que fazer quando a pressão está baixa
Depois de afrouxar a roupa e tirar acessórios como cinto, brincos, anéis, relógio e etc, a pessoa deve ser deitada de barriga para cima, colocando as pernas em cima de uma cadeira, de forma que as mesmas permaneçam mais altas do que o restante do corpo.

O que comer em caso de queda de pressão?

A nutricionista Tatiana Zarim, explicou que pessoas com tendência a pressão baixa deve comer de 3 em 3 horas e beber bastante água ao longo do dia, para manter a pressão sob controle.

Mas em casos da manifestação dos sintomas, como sonolência, boca seca, cansaço ou tonturas pode seguir as dicas abaixo:

  •  Chocolate meio-amargo: comer um quadradinho de chocolate meio-amargo após o almoço, pois tem teobromina, que é uma substância que melhora a frequência cardíaca e combate a pressão baixa.
  • Bolacha água e sal: ter sempre por perto uma bolacha de água e sal, ela ajudará a subir a pressão e eliminará a sensação de enjoo.
  • Chás: beber chá verde, chá mate ou chá preto durante todo o dia, porque possui teína, uma substância que ajuda a manter a pressão controlada.