Olhos vermelhos e irritados: Veja o que pode ser e quando você deve ir ao hospital

Olhos vermelhos e irritados: O que pode ser? Quando ir ao hospital?

Amanhecer com olhos vermelhos e irritados do nada deixa qualquer um assustado. Na maioria das vezes, é um problema fácil de resolver. No entanto, pode também ser algo grave, como um glaucoma por exemplo. É importante saber diferenciar as doenças, saber o que pode ser e quando é caso de emergência hospitalar.

Síndrome do olho seco

De acordo com o site Hospital dos Olhos, naturalmente nossos olhos produzem as lágrimas que garantem a lubrificação da movimentação do globo ocular. Sem essa lubrificação acontece um atrito que leva à sensação de olhos vermelhos e irritados, resultando na síndrome do olho seco. Esse problema acontece geralmente quando se passa muito tempo com o olhar fixo em algo sem piscar o suficiente, mas também pode acontecer devido a fatores genéticos. Atualmente, o uso crescente dos smartphones tem causado muito mais esse problema em jovens.

Alergia a cremes e maquiagens

Outra causa comum de olhos vermelhos e irritados é o uso de produtos cosméticos que dão reação alérgica. As sombras, delineador, lápis de olhos e rímel são os produtos de maquiagem que mais podem deixar os olhos vermelhos, irritados e lacrimejantes. Por isso, a melhor opção é usar sempre os produtos hipoalérgicos. O filtro solar também costuma causar essa irritação. Então, é muito importante ter cuidado para não passá-lo próximo dos olhos.

Conjuntivite

Um dos motivos mais conhecidos que causam olhos vermelhos e irritados é a conjuntivite. Trata-se de uma inflamação da mucosa conjuntiva e pode ser causada por bactérias, vírus ou por alergia. Há uma sensação de corpo estranho dentro do olho e sensibilidade à luz solar o tempo todo da infecção. Mas, atenção: as conjuntivites viral e bacteriana são contagiosas. Porém, a conjuntivite alérgica é mais comum e não é contagiosa. Ela pode ser causada, por exemplo, pelo uso de lente de contato. Como há risco de contaminação, para evitar a transmissão da doença para outros recomenda-se ter muito cuidado de higiene e lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool, principalmente após limpar os olhos ou entrar em contato com as secreções.

Glaucoma

O glaucoma é uma condição que deixa os olhos bastante vermelhos e doloridos. É a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Trata-se de uma dificuldade de drenagem do líquido que preenche a córnea. Como consequência, há um aumento da pressão dentro do olho. Essa pressão afeta diretamente o nervo óptico levando a muita dor de cabeça. Se seu problema for o glaucoma, você sentirá dores nos olhos e na cabeça constantemente. Além disso, a pessoa passará a enxergar o contorno de objetos, como se fosse uma espécie de “aura” brilhante. Mas a sensibilidade à luz e a diminuição do campo de visão, e olhos vermelhos e irritados são uns dos principais sintomas.

Quando ir ao pronto socorro?

Em raras vezes a vermelhidão dos olhos pode ser um sinal mais grave de comprometimento cerebral ou alterações oculares mais graves. Assim, é importante buscar a emergência de um hospital se você sentir:

  • Os olhos ficaram vermelhos por causa de uma perfuração;
  • Tiver dor de cabeça e visão embaçada;
  • Estiver confuso e não souber onde está ou quem é;
  • Tiver náuseas e vômitos;
  • Os olhos estiverem muito vermelhos há cerca de 5 dias;
  • Tiver algum objeto no olho;
  • Tiver uma secreção amarela ou esverdeada saindo de um ou dos dois olhos.

 

hospitaldeolhos / TS