Mulher

Menstruação: Como saber se vou menstruar pela primeira vez (menarca)?

Menstruação: Como saber se vou menstruar pela primeira vez (menarca)?

“Eu tenho 13 anos e ainda não menstruei. Tem como saber se vou menstruar pela primeira vez? Algumas amigas já tiveram a menarca e já menstruaram e fico pensando se tem algum problema com minha menstruação.” (Letícia)

Olha Letícia, a idade da menarca (primeira menstruação) é diretamente influenciada pela biologia feminina, assim como por fatores genéticos e ambientais, especialmente os nutricionais. Isso quer dizer, que não há como determinar com certeza a faixa etária em que uma menina vai passar pela menarca. O que temos, são estudos estatísticos médicos que indicam a idade da primeira menstruação.

Há alguns anos, acreditava-se que a idade certa para a primeira menstruação era entre 11 e 14 anos. No entanto, esse intervalo tem aumentado nos últimos 30 anos é aceito como normal que uma adolescente esteja pronta entre os 9 e 16 anos. Por isso, muitas meninas esperam ansiosas pela primeira menstruação durante longos 7 anos. As mudanças acontecem por influências hormonais.




A primeira menstruação é um indício que a menina se tornou mulher e que poderá ser mãe caso uma relação sexual aconteça. Por isso, o corpo todo da mulher muda nessa época. Ou seja, ela precisa de mudanças no corpo para a nova fase de sua vida.  Isso vai ser definido pela sua própria biologia. Mas, há algum sinal de que a menstruação vai descer? O site da Always Mostrou que há 3 sinais que servem para estimar a data da menarca.

Os seios já estão apontando?

Biologicamente falando, uma vez que a menina poderá passar a ser mãe depois de sua primeira menstruação, os seios se desenvolvem com o objetivo de amamentar. O desenvolvimento completo dos seios pode demorar de 3 a 4 anos. No entanto, a primeira menstruação deve acontecer dois anos após o surgimento do início da mama, aquela “pedrinha” na ponta do bico do peito que o faz ficar bem inchado e dolorido. Ao perceber essa mudança, fique atenta, a menstruação deve descer nos próximos 2 anos.



Você tem pelos pubianos?

Os pelos pubianos são importantes para uma mulher em idade reprodutiva. Antigamente, serviam para exalar feromônio e atrair o sexo oposto, hoje, essa função está se perdendo. Os pelos pubianos hoje, servem para proteção das estruturas externas do aparelho reprodutivo. Assim, junto com a formação dos seios, os pelo pubianos começam a crescer. No início eles serão finos e macios, mas com o tempo vão escurecer, ficarem mais grossos e crespos. Essa também é uma marca importante para a chegada da menarca. Assim que você perceber o início do surgimento dos pelos pubianos, fique atenta, pois nos próximos 2 anos, a menstruação chegará.

Você tem corrimento?



Outro sinal importantíssimo que a menina terá de que seu corpo está pronto para se tornar uma mulher em idade reprodutiva, é a secreção vaginal. A secreção vaginal (um fluido branco ou amarelado) é um sinal claro de que sua primeira menstruação está à caminho. Assim que você perceber que há uma secreção esbranquiçada na vagina e na calcinha, ou ao se limpar com o papel higiênico, fique atenta: sua primeira menstruação deverá descer nos próximos meses. Caso essa secreção seja marrom, significa que você ficará menstruada nos próximos dias, ou no próximo mês. É importante que ao perceber essa mudança, passe a ter sempre na mochila um kit menstruação (lenços, absorventes) e, pode passar a usar protetores diários quando for sair de casa, só por precaução.

Kit menstruação

Já que é impossível saber a data exata da primeira menstruação, esteja preparada com um kit menstruação.

  • Prepare um kit de emergência com um protetor diário, um absorvente e uma calcinha limpa
  • Mantenha um protetor diário ou um absorvente na mochila ou na bolsa
  • Em caso de emergência, papel higiênico pode funcionar até você conseguir um protetor diário ou absorvente

 

alwaysbrasil / CR

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo