Como tirar a cola Super Bonder da pele, das unhas e dos dentes?

9866
Como tirar a cola Super Bonder da pele, das unhas e dos dentes?

A supercola ou Cianoacrilato, também conhecida como Super bonder é um tipo de adesivo desenvolvido acidentalmente em 1942 por Harry Coover durante experiências visando à criação de um polímero transparente. O problema dessa cola é que ela realmente cola tudo e, acidentalmente, pode atingir partes do corpo. Por isso, saber como tirar a cola Super Bonder da pele, das unhas e dos dentes é importante.

Na verdade existe um produto do mesmo fabricante da Super Bonder chamado  Descola Tudo (Carbonato de Propileno) – custa de 7 a 9 reais – que pode remover a cola de qualquer local. No entanto, nem todo mundo tem esse produto em casa. A gente acaba tendo que dar um jeitinho com truques caseiros. Assim, é preciso realmente tomar cuidado pois a supercola pode causar necrose do tecido conjuntivo. Além disso, é recomendado que não seja utilizada em tecido vivo. A Dra. Aleksandra Viana, dermatologista recomenda 3 truques caseiros para remover a supercola (de qualquer marca) da pele, das unhas e dos dentes.

Leia também: Veja 4 tipos de sutiãs que você precisa parar de usar agora mesmo!

Tirar Super Bonder da pele e das unhas

Acetona: A supercola é solúvel em acetona mesmo depois de seco, por isso, acetona pode ser eficaz para separar partes do corpo coladas acidentalmente. Colocar a acetona diretamente sobre o local e esfregar um pouco com ajuda de um pedacinho de algodão. A seguir, lavar a região com água morna e sabonete.

Água quente: O calor moderado acelera tanto a evaporação quanto a degradação do produto. A sugestão é colocar a região colada dentro de um recipiente com água morna durante 10 minutos, tentando puxar levemente a cola ou raspar suavemente a cola com uma lixa de unha. Mas, todo processo deve ser feito com muito cuidado, pois a supercola tem a resistência do acrílico.

Sabão em pó: O sabão em pó pode ajudar bastante. A sugestão é colocar 2 colheres (de sopa) de sabão em pó em cerca de 50 ml de água morna e misturar bem, até obter uma pasta homogênea. Depois mergulhar a área afeta na mistura durante cerca de 5 minutos até que as partes coladas se descolem. Por fim, juntar 2 colheres de sabão em pó com 5 a 10 ml de água morna até formar uma pasta uniforme para esfregar na pele e retirar o máximo de Super Bonder.

Tirar Super Bonder dos dentes

Se, acidentalmente, a supercola atingir os dentes, o melhor a fazer é escovar os dentes com uma escova de dente por 5 a 10 minutos com pasta e fazer bochechos com enxaguante bucal, várias vezes durante o dia, até que toda a cola tenha saído. No entanto, se isso não resolver, a melhor decisão é ir até seu dentista para que seja feito um procedimento mais seguro sem prejudicar a mucosa da boca.

Cianoacrilato / WH /