Sua saúde

Como tirar cera do ouvido usando água oxigenada. Médica ensina

Como tirar cera do ouvido usando água oxigenada. Médica ensina

Antes de tudo, é bom lembrar que a cera do ouvido não é uma coisa ruim. Ela, na verdade, é uma proteção natural que nosso ouvido produz para evitar que sujeiras e micro-organismos patogênicos entrem e se instalem dentro do canal. A cera juntamente com os cílios auriculares faz a proteção do canal auditivo. No entanto, muitas vezes o excesso de produção de cera pode afetar a audição, causar coceira e incômodo. Por isso, quando a cera se acumula muito é realmente preciso fazer uma leve limpeza. Assim, estamos dando a sugestão de uma médica que ensina como tirar a cera do ouvido usando água oxigenada.

A água oxigenada (Peróxido de hidrogênio – H2O2) tem sido amplamente utilizada para remoção de cera de ouvido. Algumas pessoas tem uma produção de cera muito maior que outras e para elas, a limpeza com água oxigenada pode ser a solução mais em conta ($$$). A médica americana Dra. Deborah Weatherspoon, especialista em terapias para dor, recomenda que pessoas que produzem muita cera no ouvido faça a limpeza usando água oxigenada.

Segundo a médica, as propriedades da água oxigenada irão derreter a cera, tornando-a praticamente líquida. Com isso, o fluído sairá facilmente do canal auditivo. Um estudo publicado no British Journal os General Pratice, explica que a água oxigenada tem uma potente atividade cerumenolítica. Ou seja, ela “destrói” o cerume.  Neste mesmo estudo, os autores citaram que a água pura pode também funcionar como cerumenolítico, mas, o efeito é bem mais demorado, apesar de funcionar tão bem quanto a água oxigenada.




Leia também: Micose de unha: médica ensina receita caseira com água oxigenαda que mata os fungos na unha

De qualquer forma, a Dra. Weatherspoon, incentiva o uso da água oxigenada para limpeza mensal do canal auditivo naquelas pessoas que possuem produção excessiva de cerume.

Como tirar a cera do ouvido



Atenção: a água oxigenada usada neste procedimento é aquela líquida, vendida na farmácia (volume 10). Essa solução contém 3% de Peróxido de Hidrogênio e esta é a dosagem recomendada pelos médicos.

  1. Deite-se do seu lado. Um ouvido deve estar voltado para cima.


  2. Coloque 2 ou 3 gotas de água oxigenada no canal auditivo e fique na mesma posição por 5 minutos.
  3. Sente-se após 5 minutos e limpe o ouvido externo com um lenço para absorver qualquer líquido que saia. Não introduza cotonetes no ouvido, isso não é necessário.
  4. Repita este processo para o seu outro ouvido.

Assim que pingar as gotas no ouvido, em menos de um minuto, você começará a ouvir um borbulhar e se tiver uma grande quantidade de cera no seu ouvido, as bolhas podem até ser vistas por fora. Não se preocupe. As bolhas fazem parte da reação da água oxigenada com os componentes da cera. É assim que funciona.

Não recomendamos este procedimento em crianças pequenas e idosos. Nestes casos, um otorrinolaringologista fará uma limpeza adequada.

O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

HC / HL  Artigo científico: C. Hand et al
Topo