Sua saúde

Como limpar garganta com catarro (pigarro) em casa sem remédios

Como limpar catarro preso na garganta (pigarro) em casa

O catarro preso na garganta, conhecido também como pigarro, é um dos sintomas comuns de pessoas que estão com alguma virose nas vias aéreas e pessoas alérgicas. Mas também, é um sintoma que acompanha fumantes por toda a vida. Ter uma garganta encatarrada dificulta a mastigação e a respiração. Assim, é muito importante saber como limpar o catarro preso na garganta. Muitas vezes isso pode ser feito em casa, sem remédios.

Segundo o pneumologista, Dr. Alexandre Kawassaki, nosso organismo já tem naturalmente uma forma de aliviar o catarro preso na garganta. Ele diz que tossir é a melhor forma e a mais eficiente, uma vez que, a tosse tem essa função. Mas, segundo o médico, muitas vezes temos que recorrer a uma limpeza do muco preso e isso pode ser feito em casa.




Gargarejo: água morna + sal

Por incrível que pareça, uma misturinha de água morna e sal é uma das maneiras mais eficientes de “diluir” o pigarro. O gargarejo terá de objetivo de limpar o muco preso na parte de trás da garganta e o preso nas passagens de ar. Como fazer: Junte uma colher de chá com sal num copo de água morna, faça o gargarejo a solução durante 30 segundos com a cabeça inclinada para trás e cuspa assim que passar o tempo. Repita os gargarejos até que toda a água tenha terminado. Refaça o mesmo procedimento 3 vezes ao dia.

Gengibre



Tenha sempre gengibre em casa. Essa planta contém propriedades antivirais e uma grande capacidade expectorante que permite a limpeza das vias aéreas com muita eficiência.  Uma forma de conseguir se livrar do catarro na garganta é inserir um pouco de gengibre na alimentação. O gengibre em qualquer forma (chá ou suco) é um remédio antigo para combater resfriado e muco da garganta. Você pode fazer uma pasta de mel e de pó de gengibre (ou gengibre fresco). O consumo de uma colher desta substância duas vezes por dia reduz o muco da garganta e ajuda na cicatrização das células inflamadas.

Nebulização com água quente

A nebulização quente é perfeita para hidratar a mucosa da garganta. O vapor quente irá liquidificar o pigarro preso na garganta, permitindo que seja eliminado mais facilmente. Você pode colocar 1 a 2 litros de água fervente em uma bacia e usar uma toalha por cima da cabeça, tapando a bacia também. Fique por alguns minutos respirando o vapor que sai da bacia. Se quiser pode até usar uma essência de eucalipto na água, isso ajudará muito. Aliás, uma sauna terá o mesmo efeito e vai derreter o catarro todinho.



TS / UMCOMO

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo