Sua saúde

Como curar sapinho (candidíase bucal) na boca do bebê

Candidíase bucal: pediatra ensina como curar sapinho na boca do bebê

O sapinho é causado por um fungo chamado Candida albicans, resultando em uma micose conhecida como Candidíase bucal. A princípio, identificar sapinho na boca do bebê é muito fácil. Isso porque, ele se manifesta com pequenos pontos brancos ou placas brancas. Certamente, nos bebês muitas mães confundem a doença com restos de leite na boca do bebê. A pediatra Dra. Beatriz Beltrame, colunista do site Tua Saúde, ensina como curar o sapinho do bebê.

Como saber se é sapinho?




Como já dito, a candidíase bucal no bebê formará pequenos pontos brancos que podem virar placas semelhantes a resto de leite. Esses pontos podem surgir na língua, gengiva, parte interna das bochechas, céu da boca e lábios da criança. Além disso, a criança sentirá dor na garganta, dificuldade de engolir, choro constante e febre.

Como meu bebê pegou isso?

De acordo com a Dra. Beatriz , o bebê pode ter tido contato com o C. albicans, através do parto antes das 37 semanas de gestação. Contudo, a pediatra diz que o sapinho é muito comum quando o bebê está tomando antibiótico. Estes medicamentos reduzem o número de bactérias boas da boca do bebê, ajudando o fungo a crescer. Além disso, o mesmo poderá acontecer se o bebê for amamentado e a mãe estiver fazendo uso de antibiótico. Neste último caso o risco é maior.



Leia também: Você já viu alguém com “s@pinho” na língua? Aquilo é um fungo e precisa de cuidados urgentes!

Como curar em casa

Dra. Beatriz explicou que nos bebês, a melhor forma de tratar o sapinho é levando ao pediatra e fazendo uso do medicamento certo, como a nistatina. Fazendo assim, a cura será mais rápida e eficaz. Porém, ela conta que muitos médicos receitam chá de romã para acelerar o processo. Isso porque, essa fruta contém propriedades antissépticas e ajuda a desinfetar a boca do bebê enfraquecendo os fungos.

Como fazer: Colocar um copo de água (250 ml) para ferver e depois de fervida, colocar as cascas de uma romã. Depois de frio, aplicar o chá embebido em gaze sobre as manchas brancas da mucosa da boca da criança. Deixar agir por, aproximadamente, 10 minutos e lavar em água corrente ou pedir para a criança beber água.



TS
Topo