Barriga de grávida: Quando a barriga começa a aparecer?

7744
Barriga de grávida Quando a barriga começa a aparecer

Se tem uma coisa que deixa uma mãe de primeira viagem ansiosa é saber quando a barriga vai começar a despontar. Apesar de, no começo, já saber que tem alguém crescendo ali, ver a barriga é muito mais satisfatório. A barriga de grávida é um troféu para uma futura mãe. Contudo, na primeira gestação, saber quando a barriga começa a aparecer é uma dúvida unânime.

Apesar de ser uma especulação feito por toda grávida. Até hoje, não dá para saber exatamente quando a barriga de grávida vai começar a dar os primeiros sinais, já que isso varia bastante de mulher para mulher. Além disso, há de se levar em consideração, as condições da gestação, a dieta da mãe, o biótipo dela. Enfim, o que podemos é dar uma margem de tempo em que a barriga provavelmente aparecerá. Isso, baseado em estudos bioestatíscos e acompanhamento de diversas outras gravidezes.

Pode ser inchaço e não barriga

A gestação traz consigo uma série de novidades, sobretudo mudanças hormonais. Algumas mulheres começam a sentir a roupa mais apertada logo nas primeiras semanas. Isso é normal, e não é necessariamente barriga de grávida, apesar de muitas já exibirem como tal. As mudanças hormonais são cruéis com algumas mães e provocam retenção de líquidos e inchaço desde o início da gravidez.

Leia também: A bizarra condição de homens que desenvolvem ‘grαvidez fantasma’

Quando a barriga aparece?

Antes mesmo da barriga dar sinal, na gravidez, o corpo da mulher já tem algumas características como seios maiores, rosto mais inchado pela progesterona, e ganho de peso inicial. Tudo isso é parte da preparação. No entanto, barriga mesmo a maioria das grávidas só notam entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. Mas isso não é uma regra, afinal, com 12 semanas o bebê tem apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 15 gramas.

A verdade é que até os dois meses de gestação, ninguém vai perceber que você vai ter um bebê. Por volta das 12 semanas de gravidez, o útero se expande acima do osso púbico, que é aquele ossinho que fica acima da vagina. É nesse momento que a cintura começa a desaparecer e a barriga fica redonda neste local.

Assim, como já dito, com base em uma média de milhares de outras gravidezes, podemos arriscar que por volta do terceiro mês já terá uma “petit” barriguinha. Isso porque, o útero cresce aos poucos e com 20 semanas de gestação, já começa a passar da altura da linha média. A linha média é na altura do umbigo. Assim sendo, é nesta fase que realmente a maioria das mulheres iniciam o crescimento de uma barriga mais característica de gravidez.

Gêmeos e mães experientes

As mulheres grávidas de gêmeos ou mais, obviamente, terá uma barriga muito antes de uma gestação comum. É natural, há dois ou mais bebês dentro do útero. Essas mães verão a barriguinha antes da semana 12, na maioria das vezes. Em outro caso específico, quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

E por último, as mães com biótipos mais magros com baixa quantidade de gordura e músculo abdominal, naturalmente, podem ver a barriga mais cedo. Mas nada disso é regra. Cada mulher tem seu momento. Com barriga ou sem barriga, acredite: seu bebê está se desenvolvendo a todo vapor.

maemequer / trocandofraldas /babycenter