Anticoncepcional engorda ou emagrece?

Anticoncepcional engorda ou emagrece? Qual escolher para não engordar?

Não há mulher no mundo que não se preocupe com o peso. Uma das maiores preocupações é com o uso de métodos anticoncepcionais hormonais. Acredita-se que os hormônios podem levar a retenção de líquidos e consequente inchaço e ganho de peso. Realmente, quem toma pílula tem a dúvida se anticoncepcional engorda ou emagrece, agora vamos explicar e desmistificar esse assunto e mostrar qual escolher para não engordar!

Na verdade, segundo o ginecologista e obstetra Dr. Antonio Stockler, existem hormônios que podem aumentar a retenção de líquidos, o que leva ao aumento de peso. No entanto, nem todos os hormônios presentes nas pílulas tem estas características. O médico diz que existem algumas pílulas na qual as fórmulas ajudam a eliminar o inchaço, na maioria das vezes, incitado pelo período menstrual.

Segundo a presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Dra. Cintia Cercato, cientificamente falando, não existe um anticoncepcional que além de evitar a gravidez, funcione como emagrecedor. Ela completa dizendo que ainda não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa colaborar para a perda de peso. Essa indicação não está na bula e se quer existem bases científicas firmadas.

Qual escolher para não engordar?

Como Dr. Antonio Stockler, explicou acima, há fórmulas que causam maior retenção líquida e outros que não tem esse resultado. É preciso estar de olho nos componentes da fórmula, buscando as pílulas que  causam o menos possível de retenção de líquidos. O obstetra Dr. Élvio Floresti, explicou que os anticoncepcionais com pouco estrogênio e progesterona na formula, comumente causam menos retenção de líquido. Tais pílulas contém a drospirenona na sua formulação.

Normalmente, os anticoncepcionais que contêm drospirenona costumam ser recomendados para mulheres que apresentam ou têm tendência a retenção de líquido de origem hormonal. Ou seja, aquelas que ficam inchadas quando há variações hormonais no organismo. Além disso, na bula desses medicamentos, há um trecho explicando que além da ação contraceptiva, a drospirenona apresenta propriedades que podem prevenir o ganho de peso. Isso porque, tais fórmulas uma resposta diurética bastante ativa.

Assim sendo, você poderá escolher, por exemplo as pílulas das marcas Yasmin®, Yasminelle®, Yaz®, Beyaz®, Ocella®, Zarah® e Angeliq®. Uma vez que, estas são as que contém a drospirenona na fórmula, e portanto evitam que a mulher engorde, por retenção de líquidos.

O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.