Alergia a penicilina: Como saber se sou alérgico a penicilina? Alergistas explicam

Alergia a penicilina: Como saber se sou alérgico a penicilina?

A descoberta da penicilina foi um marco na história na saúde mundial. Desde que foi usada pela primeira vez em 1940, o antibiótico já salvou milhões de vidas ao longo da história. Até hoje, sem dúvida é o antibiótico mais usado no mundo, pela sua capacidade de agir de forma seletiva, matando as bactérias que causam doença sem perturbar bactérias úteis nem células humanas. No entanto, esse medicamento pode se ligar às proteínas do soro humano e então provocar reações alérgicas em indivíduos susceptíveis, além de outras reações adversas. A alergia a penicilina leva muitas pessoas ao óbito. Mas, como saber se sou alérgico a penicilina?

O alergista e imunologista Dr. Javier Carbajal, explicou que as reações alérgicas aos antibióticos podem ser graves. Os sintomas incluem urticária, angioedema até chiado no peito e choque anafilático. Ele diz que as pessoas “cismaram” que são alérgicos a penicilina. Pelo menos 10% de todos os pacientes relatam ter este problema, o que não é verdade. A maioria deles, segundo o alergista, tem apenas reações adversas, o que é comum em qualquer outro medicamento e nada tem a ver com alergia.

Como saber se sou alérgico

O primeiro ponto a se observar é se houve uma reação alérgica ao usar algum antibiótico do grupo da penicilina –  Amoxicilina, Ampicilina, Azlocilina, Carbenicilina, Cloxacilina, Dicloxacilina, Mezlocilina, Nafcilina, Oxacilina e Penicilinas. A reação alérgica não é enjoo, dor de cabeça, sono. Uma reação alérgica é algo mais sério e inclui tais sintomas: urticária, manchas vermelhas pelo corpo, coceira intensa, inchaço da boca e língua e dificuldade de respirar.

Caso você desconfie que é alérgico a penicilina e não quer arriscar, diga ao médico que você desconfia da alergia. Ele mesmo poderá fazer um teste, ou te encaminhar para um alergista para fazê-lo. Sem ter certeza, você não pode simplesmente dizer ao médico que é alérgico. Isso porque, você pode estar abrindo mão de um excelente tratamento.

Como é o Teste de Alergia a Penicilina?

De acordo como nota divulgada na Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, o teste alérgico para penicilina, é feito com testes de hipersensibilidade imediata na pele. Normalmente o teste é executado por um Alergista Imunologista treinado para realizar testes cutâneos e que seja capaz de dar assistência em caso de reações alérgicas agudas.

Teste de Puntura (Prick test)

O médico pinga uma gota da solução na face anterior do antebraço e pressiona a pele no centro da gota com um puntor plástico descartável ou com a ponta de uma agulha tipo insulina. Este mesmo procedimento deverá ser feito no outro antebraço utilizando soro fisiológico (teste controle). Aguardar 30 minutos. NEGATIVO: sem alterações locais na pele. POSITIVO: formação de pápula, eritema e/ou prurido locais; não é indicado fazer o teste intradérmico.

Teste Intradérmico

O médico irá realizar após um teste de puntura ser negativo. O médico vai injetar 0,02 ml da solução de penicilloyl-poli-lisina na derme da face anterior do antebraço, com agulha de insulina, deverá aparecer imediatamente no local uma pequena pápula. O mesmo procedimento deverá ser feito no outro antebraço, utilizando soro fisiológico (teste controle). Esperar 30 minutos. NEGATIVO: sem alterações locais na pele. POSITIVO: aumento da pápula inicial, com ou sem eritema e/ou prurido locais; neste caso é necessária a dessensibilização. Esta pessoa não pode tomar penicilina de jeito nenhum.

 

medicinanet / asbai / news-medical / alergiaeimunologia