Acordar com mãos inchadas: Médicos explicam o que pode ser e se é grave

19327
Acordar com mãos inchadas: O que pode ser? É grave?

Muita gente sofre por acordar com mãos inchadas  e sua causa pode variar bastante de pessoa para pessoa. De acordo com a Dra. Nicole Geovana, especialista em medicina de família, mãos inchadas podem ser sinal de várias doenças, como cardíacas, renais, hepáticas, além de alterações hormonais. Também podem ser causada pela menstruação, gravidez, calor, exercícios físicos intensos e por uso de certos medicamentos. Por isso é importante estar ciente de o que pode ser e se é grave, para que as devidas providências sejam tomadas.

As mãos inchadas podem incomodar bastante, principalmente quando precisamos realizar alguma atividade com elas ou pegar algum objeto, pois ficamos sem forças e muitas vezes são acompanhadas de dor local e cansaço.

Porque você pode acordar com mãos inchadas

A Dra. Ana Luiza Lima, médica cardiologista, nos informa que a principal causa do inchaço das mãos e também nos pés pela manhã é a má circulação sanguínea devido ao consumo excessivo de sal e a falta de atividade física regular. Que neste caso, é necessário beber mais água, caminhar e tomar algum chá diurético para o inchaço desaparecer.

O uso de alguns medicamentos como antidepressivos, anti-hipertensivos, corticóides, anticoncepcionais, antiinflamatórios, diuréticos e laxantes causam o inchaço das mãos pela manhã e por isso devem ser relatados ao médico que prescreveu a medicação. Atividades físicas intensas provocam a retenção de líquidos para compensar a desidratação, por isso não somente as mãos como o corpo todo pode ficar inchado, principalmente ao acordar.

Leia também: Barriga inchada: especialista explica aa causas e o que fazer em cada caso

Traumas e alergias também podem provocar o inchaço, neste caso, é uma resposta inflamatória daquilo que causou a reação. O calor também pode nos deixar mais inchados, pois os vasos sanguíneos podem dilatarem para favorecer a perda de calor e esfriar o corpo.

Algumas doenças como, insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes, hipertensão, artrite, entre outras, podem deixar as mãos inchadas, porém nestes casos o médico deverá ser consultado para uma avaliação clínica, pois os sintomas podem estar acompanhados de outros que devem ser investigados.

Gravidez

Muito comum na gravidez, as mulheres sofrem com as mãos e pés inchados, algo bem normal durante a gestação, principalmente nas últimas semanas, devido à má circulação sanguínea pela presença excessiva do hormônio Relaxina que provoca a dilatação das veias. Neste caso, atividade física e aumento de consumo de água, além da redução de sal é importante para o inchaço desaparecer, também é recomendado não ficar muito tempo na mesma posição.

O mais importante é: caso o sintoma esteja associado a algum outro ou a vários, é necessário procurar um médico para que seja avaliado o caso clínico e realização de um diagnóstico correto.

MR / TS / SInfo