Acordar com falta de ar: o que pode ser? Quais as causas?

15659
Acordar com falta de ar: o que pode ser? Causas e outros sintomas

Se você estiver dormindo e de repente acordar com falta de ar, isso não é um bom sinal, porém dependendo da frequência e de uma análise clínica, existem tratamentos adequados para que isso diminua ou cure. Acordar com falta de ar não é nada legal, pois nosso coração fica acelerado, uma sensação de fraqueza e uma angústia tomam conta de nós. É importante saber o que pode ser, as causas e outros sintomas.  Assim, podemos entender o que pode está causando esse distúrbio.

De acordo com o Dr. Pedro Pinheiro, médico e especialista em Nefrologia, a falta de ar, designada na medicina como dispnéia, é uma sensação de dificuldade para respirar. É como se a quantidade de oxigênio fosse insuficiente para nossos pulmões e também pode se manifestar com a dificuldade para expulsar o ar já inspirado.

Apneia Obstrutiva do Sono

A dispneia pode ser causada por várias doenças, porém os transtornos de ansiedade e estresse estão entre as principais causas da falta de ar. Outra anormalidade que causa falta de ar se chama Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) que é definida como a cessação do fluxo de ar durante o sono impedindo a entrada de ar aos pulmões causados por uma obstrução. Os sintomas da AOS são: roncos, respiração ofegante, sono agitado, perda de memória, dor noturna no peito, sonolência excessiva durante o dia, entre outros. Essa condição é cumulativa e pode causar sérios danos à saúde humana, por isso é necessária ajuda médica para uma avaliação.

Insuficiência Cardíaca

Outra causa bastante comum é a Insuficiência Cardíaca. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia é uma doença grave, na qual o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo, comprometendo as funções do organismo.

Essa insuficiência pode ser de duas formas: Insuficiência Cardíaca Sistólica, na qual o coração não consegue jogar o sangue para fora do coração adequadamente e Insuficiência Cardíaca Diastólica, quando os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente.

Leia também: Acordαr com dor de cabeça, o que pode sεr? Veja 5 causαs mais comuns

Outras doenças respiratórias

Algumas doenças respiratórias como: asma, bronquite crônica, pneumonia, tuberculose e outras infecções pulmonares também causam muita falta de ar, por isso é necessário que cada sintoma associado a outros deva ser relatado ao médico para que seja analisado com cuidado.

Em todos os casos, os sintomas são fadiga e falta de ar, tosse, inchaço nas pernas, ganho de peso, palpitações, diminuição da concentração, náusea e suor excessivo. No entanto, é necessário buscar ajuda médica especializada para analisar o quadro clínico e avaliar os sintomas para dar um diagnóstico correto.

cardio / MDS /RA