Acabar com piolhos: Dermatologista e Pediatra ensinam remédios caseiros para piolhos e lêndeas

Acabar com piolhos: Médica ensina remédios caseiros para piolhos e lêndeas

Vamos ser sinceros: Acabar com piolhos e lêndeas não é fácil. Muitas vezes a criança é pequena e acaba pegando os insetos na escola ou na creche, o que é muito comum. Contudo, as mães preferem muitas vezes algo natural ao invés de usar os inseticidas vendidos em farmácia. Os preferidos são os remédios caseiros.

Os piolhos são insetos hematófagos que podem viver e povoar nossa cabeça. As lêndeas são os ovos e elas ficam presas nos fios de cabelo com uma espécie de cimento secretado pela mamãe piolho. Antigamente se usavam inseticidas fortes e isso levava muitas crianças para o hospital. Mas, de acordo com a pediatra paranaense, Dra. Beatriz Beltrame, há maneiras seguras e menos invasivas de acabar com os piolhos e lêndeas. Além disso, essas receitas também podem ser usadas em idosos e grávidas. Inclusive, nenhuma das receitas estraga os cabelos.

Chá de Arruda

Dra. Beatriz conta que a arruda é um dos meios naturais mais eficazes contra piolhos e lêndeas. A fórmula é simples: Prepare 200 ml da infusão, espere amornar e aplique nos cabelos, deixando por 2 horas com uma touca ou sacola plástica. Logo depois, lavar os cabelos com shampoo, aplicar condicionador e não enxaguar, passando um pente fino em cada mecha de cabelo para retirar os piolhos mortos e as lêndeas.

Leia também: Epidemia de piolhos vem aí: Estudo afirma que piolhos estão desenvolvendo resistência aos tratamentos convencionais. O vídeo vai te deixar apavorado!

Spray de citronela

A citronela já é bastante conhecida como inseticida natural. Hoje já existem velas e incensos que ajudam a afastar insetos da nossa casa. Mas, elas podem ser um santo remédio contra piolhos também.

Como fazer o spray: Misture ¼ de copo de glicerina líquida, ¼ de copo de tintura de citronela (vende em lojas de produtos naturais), 1 copo de álcool e 1 copo de água. Coloque a mistura em um recipiente bem fechado. Aplicar diariamente nos cabelos e na raiz, deixando atuar por alguns minutos. Se tiver um borrifador será mais fácil aplicar a mistura.

Vinagre de maçã

O vinagre tem poder antiséptico, antifúngico e antibactericida e insetos, sobretudo piolhos, odeiam vinagre de qualquer sabor. Então a sugestão, desta vez da Dra. Cintia Guedes Mendonça, dermatologista da Clínica Vitalli, é fazer uma mistura de ½ copo de vinagre de maçã e ½ copo de água limpa. Essa mistura deve ser aplicada em todo cabelo umedecido. Use uma touca plástica por pelo menos 2 horas, o que irá potencializar a ação do produto.

vix / TS