Mulher

Vagina ardendo: Especialistas explicam o que pode ser e o que fazer

Vagina ardendo: o que pode ser e o que fazer sobre a ardência vaginal

Vagina ardendo é um sintoma bastante preocupante e desconfortável para as mulheres. Em alguns casos, a busca por ajuda profissional vai sendo deixada de lado. Na verdade, o que pode ser um probleminha fácil de resolver, acaba se tornando algo mais grave se não cuidado a tempo ou corretamente. A ardência vaginal pode ser resolvida facilmente em alguns casos.

De acordo com a sexóloga Bianca Herbe, membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica, que há vários motivos para que este sintoma surja. Na verdade, diversos sites têm mostrado diferentes causas relacionadas a infecções por bactérias, fungos e protozoários. Mas, há motivos muito mais simples e corriqueiros que também causam ardência no genital.




Assadura vaginal

Naquela correria do dia-a-dia muitas mulheres pecam na higiene íntima após o xixi e o cocô. Isso não é nenhum pecado, mas suor nos genitais e resíduos de fezes e urina podem provocar assaduras na região. O resultado disso é a ardência, além de vermelhidão. Durante o período menstrual essa ardência pode piorar pelo contato com o sangue e o uso de absorventes.

O que fazer: Em dias quentes, principalmente, procure fazer uma lavagem externa com a ducha higiênica após fazer xixi, cocô ou na troca do absorvente. Outra dica é usar sempre calcinha de algodão. Deixe as calcinhas de renda para os momentos íntimos especiais.



Alergias

Fique de olho nos produtos de higiene que você vem usando para limpar os genitais. O papel higiênico (especialmente os perfumados), sabonetes, perfumes íntimos ou até mesmo o amaciante usado na roupa íntima podem causar alergias e irritações. Outro motivo pode ser o uso de lubrificantes e “apimentadores” sexuais de má qualidade.

O que fazer: Avalie os produtos usados na sua higiene íntima. Evite lencinhos umedecidos e papel higiênico com perfume. Além disso, opte por produtos íntimos de boa qualidade e dermatologicamente testados.



Urina ácida

Às vezes a urina pode estar muito concentrada (forte) e isso aumenta sua acidez. Isso é causado principalmente por falta de água no organismo. Quando bebemos pouca água a urina fica muito concentrada e irrita a uretra. Caso fique resíduos de urina nos pequenos lábios vaginais pode causar ardência.

O que fazer: Observe a cor da sua urina: quanto mais amarela, menos água você está ingerindo e mais forte e concentrada a urina fica. Passe a beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. Isso resolverá o problema.

Esperma alcalino

Dr. Jairo Bouer, médico especialista sexualidade humana, explicou no site da Prudence que algumas mulheres podem ter alergia a alguns componentes do esperma. O próprio esperma (por ser alcalino) pode provocar o crescimento de bactérias (vaginose) que podem provocar essa sensação de desconforto também.

O que fazer: O casal deve fazer um teste tentando usar camisinha e evitando ejaculação direto dentro da vagina. Outra ideia é usar lubrificante à base de água para facilitar a relação. Se não melhorar, procure o ginecologista.

Sugerimos a leitura: Quando a mulher sente ardor na região íntima durante ou depois da relação, o que pode ser?

Prudence/ sexosemduvida

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo