Sua saúde

Melhor anticoncepcional para acne (espinhas), baseado em estudos científicos

Melhor anticoncepcional para acne (espinha) inflamada e infeccionada

A pílula anticoncepcional não traz apenas o benefício da proteção contra gravidez indesejada. Hoje, além de serem prescritas no tratamento de algumas doenças, como a Síndrome do Ovário Policístico, ela também tem sido uma aliada contra características androgênicas. Assim, problemas como excesso de pelos, pele oleosa, queda de cabelo e acne (espinha) podem ser eficazmente controlados apenas com a escolha do melhor anticoncepcional para acne, mesmo quando inflamada e infeccionada.

A eficácia dos anticoncepcionais orais combinados, que contêm estrógeno e progestogênio, no tratamento da acne já foi devidamente comprovado cientificamente. Um estudo publicado na Revista científica Cochrane Database of Systematic Reviews procurou comparar a pílula anticoncepcional com placebo e terapias ativas no tratamento para acne facial. Eles acompanharam o tratamento de 12.579 voluntários. O resultado foi surpreendente: das seis pílulas combinadas analisadas, aquelas com  acetato de ciproterona e dienogest se mostraram melhores que as demais. Elas reduziram significativamente a contagem de lesões inflamadas e não inflamadas e contagem de pápulas e comedões.

Outro estudo, publicado na Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica, estudou os efeitos no tratamento de acne de dois anticoncepcionais: um a base de acetato de ciproterona e outro com Levonorgestrel. Com 4 meses de tratamento, as mulheres que usaram o anticoncepcional com acetato de ciproterona tiveram uma melhora de 70% na acne do rosto, contra uma melhora de 35% naquelas que tomaram o Levonorgestrel.




Um terceiro estudo publicado no Europe PMC   comparou os efeitos do Yasmin (drospirenona ), do Diane 35 (acetato de ciproterona ) nos casos leves e moderados de acne. O resultado mostrou que a acne foi reduzida em 62,5% nas mulheres que tomaram Yasmin e 58,8% no grupo que usou Diane 35. O que mostrou que ambos anticoncepcionais são efetivos na redução da acne.

Então qual é o melhor?

Se formos levar em consideração estes estudos fica claro que as pílulas com acetato de ciproterona, drospirenona e dienogest são as melhores contra acne. A escolha deve então estar entre estas pílulas anticoncepcionais:



Acetato de ciproterona: Diane 35 e Selene

• Drospirenona: Yasmin e Yaz

• Dienogest:  Qlaira



O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.

 

procuromaissaude Artigos científicos: Lars Carlborg / Michel Costello et al / van Vloten  et al
Topo