Por que não consigo engravidar? Médicos dizem o que pode ser

Infertilidade: Por que não consigo engravidar? Médicos dizem o que pode ser

Pouca gente sabe, mas os números da infertilidade feminina são assustadores. Para algumas mulheres engravidar se torna uma busca imensamente desgastante. Por muitas vezes, o casal nem sabe por onde começar quando o assunto é saber o porquê de não conseguir engravidar. Mas não conseguir engravidar tem suas explicações, e por mais que seja uma infertilidade sem causas aparentes, há sim como descobrir se é uma condição passageira ou mesmo definitiva.  Segundo especialistas, muitas mulheres buscam os consultórios com essa pergunta: “Por que não consigo engravidar?”. Veja o que pode ser, de acordo com ginecologistas.

Ao contrário do que muita gente pensa, as chances de uma mulher engravidar até os 30 anos sejam de 20 a 30% por relação sexual. Isso quer dizer que se 100 mulheres fizerem sexo hoje sem nenhum tipo de contracepção, menos de 30 delas conseguirão a fecundação. Ou seja, engravidar não é tão fácil assim. As principais causas, estão listadas a seguir.

Ovários Policísticos

O ginecologista Eduardo Motta, professor da Universidade Federal de São Paulo explicou que dentre os fatores que dificultam a gravidez, a síndrome do ovário policísticos acomete cerca de 10% de todas as mulheres. Ela é caracterizada pela falta de ovulação e pelo excesso de hormônios masculinos, como a testosterona. Mulheres com SOP têm muita dificuldade de engravidar e geralmente, precisam de tratamento para tal.

Prolactina alta

Os hormônios são responsáveis por transmitir mensagens bioquímicas dentro do corpo. O principal processo que é influenciado pelo equilíbrio hormonal é o sistema reprodutivo. Isso quer dizer que um desequilíbrio hormonal nas mulheres leva ao ciclo do período também problemático. Assim, quando há aumento do hormônio prolactina, os ovários não funcionam direito, o problema pode bloquear ou interferir a ovulação.

Problemas na tireoide

A ovulação é controlada por hormônios e depende, também, do bom funcionamento do organismo como um todo. Qualquer desregulação em alguma glândula secretora, como na tireoide, pode levar à dificuldade de engravidar, já que a ovulação fica deficiente. Assim, o aumento ou diminuição da função da glândula tireoide leva a um desequilíbrio hormonal, o que reflete no funcionamento dos ovários, consequentemente, na produção dos hormônios LH e FSH.

Mioma

O ginecologista Dr. Jonathas Borges, especialista em fertilidade e reprodução humana do Hospital Albert Einstein, explicou que os miomas são bloqueadores de gravidez. Os miomas são tumores benignos que se formam no útero sem causa determinada. Mais comuns em mulheres de 30 a 40 anos, eles alteram a parte interna do útero, dificultando a ovulação e a concepção.

Endometriose

A endometriose é uma doença que causa um crescimento do tecido que reveste a parede interna do útero (o endométrio) em locais como ovários, bexiga e intestino, podendo causar inflamação nas trompas e na cavidade abdominal.

gineco / veja.abril / guiadobebe