Dormir com cinta para afinar a cintura, faz mal? Emagrece?

11322
Dormir de cinta para afinar a cintura, faz mal? Emagrece?

A famosa cinta modeladora utilizada para reduzir medidas na cintura e afinar a silhueta é muito utilizada pelas mulheres, principalmente por muitas atrizes e artistas famosas pelo mundo. É muito comum a sua utilização para afinar a cintura para usar algum vestido, determinada roupa ou mesmo para acomodar a barriga. No entanto, o seu uso descontrolado ou excessivo pode levar a sérios danos a saúde. Há agora uma “crença” entre as mulheres de que dormir de cinta pode agilizar o emagrecimento e afinar a cintura. Mas, será que faz mal? Será que emagrece mesmo?

A cinta ou cinta modeladora tem um benefício que é acomodar os tecidos corporais ou ajustar a silhueta, deixando ela mais fina e lisa. No entanto, seu uso prolongado pode comprimir demais a região abdominal, prejudicando a respiração, digestão e assimetria do abdômen. A cinta em excesso impede a contração natural dos músculos nesta região e diminui o diâmetro das fibras musculares, causando fraqueza e logo em seguida a flacidez na barriga. Por fim, isso quer dizer que, ao invés de afinar a cintura a cinta pode trazer efeitos contrários ao desejado e irreversíveis.

 Muitos problemas de saúde

A fisioterapeuta Marcelle Pinheiro recomenda não utilizar a cinta para dormir e nem passar o dia inteiro utilizando a mesma. Isso pode causar distúrbios no sono e na musculatura abdominal, além disso, enfraquecem os músculos desta região causando a flacidez. Ao mesmo tempo, piora a postura, piora a respiração, devido à pressão excessiva da cinta causa má digestão e dificulta a passagem de sangue. Muitas pessoas sofrem com prisão de ventre devido à pressão da cinta, pois a pressão não deixa que o diafragma realize o movimento corretamente. Para completar, haverá má circulação sanguínea dificultando que o sangue chegue aos tecidos de forma eficiente.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica João Prado Neto não recomenda o uso de cinta com finalidade de afinar a cintura, pois além de ser momentâneo ainda pode causar problemas de saúde. Ele explica que os efeitos da cinta em um pós-operatório são satisfatórios, pois ajuda a acomodar os tecidos descolados durante a cirurgia, porém num tempo determinado pelo médico.

Portanto, dormir com cinta pode até afinar sua cintura, porém os efeitos negativos que isso pode lhe trazer pode custar muito mais caro depois. Os efeitos a longo e curto prazo resultariam em tratamentos e/ou cirurgias, muitas vezes com situações irreversíveis deixando marcas e problemas crônicos.

TS /  EV / MBF