Sua saúde

Dor no calcanhar: especialistas explicam as 4 causas mais comuns e como tratar

Dor no calcanhar: Especialistas explicam o que pode ser e como tratar

Muitas pessoas reclamam de dores no pé, mais especificamente dor no calcanhar, local que recebe bastante impacto do corpo humano em sua locomoção. Muitas vezes ao acordar não conseguimos nem colocar o pé no chão de tanta dor no calcanhar, na maioria das vezes, essas dores são causadas apenas pelo esforço excessivo do pé ou uso de salto alto que pode ser resolvido facilmente com o repouso, porém algumas pessoas apresentam certas patologias que devem ser observadas com atenção. Mas, o que pode ser? Como tratar esse problema?

De acordo com os especialistas do site Ortopedia BR, o maior portal de Ortopedia do Brasil, existem muitas causas de dor no pé e cerca de 20% da população sofre com algum tipo de problema que provém de várias causas, como: problemas ósseos, problemas nos músculos, ligamentos, tendões, problemas nervosos, problemas de pele, síndromes no pé, entre outras.




Fascite plantar

Além de alterações no formato do pé ou na forma de caminhar que provocam um mau apoio do pé no chão e com isso causando dores na região do calcanhar, algumas pessoas podem apresentar a Fascite plantar. De acordo com a Fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, colunista do site Tua Saúde, a Fascite plantar é a inflamação do tecido que reveste toda a planta do pé, geralmente causado por traumas repetitivos ou lesões na fáscia plantar, tendo como principal causa excesso de peso, períodos longo de pé e excesso de atividade física. O tratamento pode ser realizado com a ajuda de alongamentos, exercícios de fortalecimento, massagens, utilização de alguns antiinflamatórios, entre outros.

Esporão do calcâneo



Outra causa recorrente da dor no calcanhar é dada pelo esporão do calcâneo, uma pequena projeção fibrosa que se forma no osso do calcanhar e acaba fazendo uma pressão e sobrecarga intensa sobre a planta do pé, pode ser tratado com a utilização de gelo na região, alguns medicamentos e muito raramente uma cirurgia no pé.

Tendinite de Aquiles

De acordo com o site Minha Vida, o maior portal de Saúde e bem-estar do Brasil, a Tendinite de Aquiles, uma inflamação do grande tendão que conecta o músculo da panturrilha ao calcanhar pode causar muitas dores nessa região.



Fratura de estresse

Outra causa de dor no calcanhar, porém menos frequente, é a fratura de estresse do osso calcâneo, uma patologia não frequente na população geral, mas que pode ocorrer em atletas que praticam a atletismo. Além disso, várias outras patologias podem afetar o seu pé e com diversas causas, por isso é muito importante procurar um especialista médico para um diagnóstico preciso e ter um tratamento adequado e eficaz.

MV /  TS / ortopediabr
Topo