Gravidez

Como saber se estou ovulando? Ginecologista mostra como descobrir

Como saber se estou ovulando? Ginecologista mostra como descobrir

“Estou tentando engravidar. Já parei com a pílula há 4 meses e até agora nada aconteceu. Queria saber se tem como saber se estou ovulando. Ou seja, há como descobrir se estou no período fértil? (Janaína Soares)

Janaína, na verdade, não só você, mas muitas mulheres utilizam uma espécie de “calculadora de ovulação” para evitar gravidez ou engravidar mais facilmente. Existem até mesmo um método contraceptivo natural que funciona apostando nesses sinais.

Falando sobre ovulação, esse período acontece em ciclos com toda mulher em idade fértil. É o momento em que, a partir de estímulos hormonais, o ovário libera um dos milhares de óvulos que armazena. Depois de sua saída, ele segue pela tuba uterina, onde pode ser fecundado ou não. Quem deseja engravidar precisa intensificar o sexo nesses dias e quem não deseja, deve, obviamente, evitar sexo nesses dias. O Ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli, explicou em seu site Mantelli, que há quatro sinais importantes que indicam ovulação.




Secreção vaginal

O sinal mais nítido de que a mulher está ovulando é observando a secreção vaginal. Isso porque, durante a ovulação, o muco vaginal aumenta bastante. A mulher poderá sentir a calcinha molhada, inclusive. Neste período a secreção tem aparência de clara de ovo, é bem pegajosa, forma um fio quando se pega com os dois dedos e não tem cheiro e nem cor. Se quer engravidar, esse é o melhor momento de fazer sexo, pois esse muco irá durar de 3 a 4 dias.



Dores (pontadinhas abdominais)

Geralmente os ovários se revezam a cada ovulação. Por isso, é normal sentir dor em um dos lados da barriga, referente ao órgão que está trabalhando naquele período. A Dra. Fernanda Rodrigues, especialista em reprodução assistida do Grupo Huntington, explicou no site do grupo que como a ovulação é o rompimento do folículo (bolsinha com líquido) para a liberação do óvulo. Na maioria das mulheres, este momento causa um desconforto abdominal. Seria uma espécie de cólica fraquinha.

Sangramento



Apesar de não acontecer com todas as mulheres, muitas liberam a secreção vaginal tipo clara de ovo com alguns fios de sangue. Isso é normal e ocorre devido ao extravazamento do conteúdo intrafolicular. Ou seja, a saída do óvulo de dentro do folículo pode vir acompanhado de um pequeno sangramento local. Algumas vezes o sangramento é maior e o líquido com sangue pode se misturar à secreção vaginal. Ótimo momento para intensificar o sexo, pois ele indica que o óvulo já foi desprendido do folículo e está a caminho do útero.

Temperatura

Outra forma clássica que indica ovulação é o aumento da temperatura basal. Isso acontece porque o corpo está passando por um período diferenciado e a temperatura interna sofre um aumento de pelo menos 1° C. Para usar esse método é preciso medir a temperatura todos os dias antes de levantar da cama. Assim, quando observar que ele aumentou pelo menos um grau, é o indicativo que a ovulação pode estar acontecendo. Ótimo momento para encomendar um bebê para a cegonha.

domingosmantelli / huntington

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo