Homem

Coceira no pênis: médico explica o que pode ser quando a cabeça do pênis coça

Coceira no pênis: médicos explicam o que pode ser quando a cabeça do pênis coça

Coceira no pênis: médico explica o que pode ser quando a cabeça do pênis coça
4.3 (86.67%) 3 votes

“Estou com coceira no pênis ao redor da cabeça do pênis. Fica vermelho e coça muito. Queria saber o que pode ser e o que posso fazer para melhorar o problema.” (José Lívio)

Lívio, a coceira na cabeça do pênis é conhecida como Balanite. Suas causas podem ser inúmeras que vão desde simples alergias e falta de higiene íntima até doenças sexualmente transmissíveis graves. A seguir médicos explicam as principais razões para a coceira no pênis, principalmente na ponta do genital, conhecida como glande.




Alergia

Essa, segundo os médicos é a causa mais comum e menos grave que causa coceira no genital. Segundo Dr. Ivan Ferreira colunista do site Médico Responde, as alergias no genital se dão por reações a sabonetes, ao látex da camisinha e até por cuecas sintéticas. Caso a coceira apareça logo após a relação, o problema provavelmente será do preservativo. Assim, o recomendado é mudar a marca e tentar outra que não cause o mesmo resultado. O mesmo serve para o sabonete, se após o banho a coceira incomoda, troque-o por um neutro ou um sabonete íntimo masculino, vendido em farmácias, que o problema poderá ser solucionado. A dica se repete para a cueca, mude para algodão e evite tecidos sintéticos sempre.

Fungos



A segunda causa mais comum de coceira na glande são as infecções causadas por fungos. De acordo com o urologista, Dr. Paulo Mazili, colunista do site Minha Vida, os sintomas são vermelhidão e coceira na glande. Este tipo de infecção é bastante prevalente no verão, pois os fungos gostam e se reproduzem rapidamente em locais úmidos e quentes. E no verão a transpiração neste local e o calor propicia estas condições. Dentre os fungos possíveis, pode ser Candida albicans, o mesmo causador da candidíase na mulher. Este fungo pode vir por relação sexual ou até mesmo pela falta de higiene durante os dias quentes.

Falta de higiene

É importante saber se a higiene íntima está sendo feita de forma correta. A falta de higiene favorece o acúmulo de sujeira por baixo da pele da glande e, por isso, existe um risco aumentado do desenvolvimento exagerado de bactérias, fungos e outros micro-organismo que causam inflamação do genital, resultando em coceira. Apesar de este problema ser mais comum em homens não circuncidados, ele pode acometer em qualquer caso, basta que o genital não seja limpo e seco de forma adequada.



Herpes genital

De acordo com Dr. Ivan, o HPV nos homens geralmente se manifesta com muita coceira e vermelhidão na glande. O contágio é contato íntimo desprotegido, mas seus sintomas podem demorar entre vários meses até 2 anos para se manifestar e, por isso, muitos homens não percebem que estão infectados. Tal sintoma pode ir e vir e se estiver acontecendo com frequência, um urologista precisa ser consultado.

Tricomoníase

Outro motivo comum de coceira na glande é a contaminação por protozoário Trichomonas vaginalis. Como o próprio nome já diz, esse protozoário é causador da doença em mulheres, mas os homens também podem ter o problema. Nos homens, a infecção pelo T. vaginalis costuma ser assintomática e transitória ou ter os sintomas de modo leve, com melhora espontânea na maioria dos casos. O homem costuma ser um carregador assintomático do parasita. No entanto, uma contaminação severa também poderá causar intensa coceira no genital masculino.

O material neste site é fornecido apenas para sua informação, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

tuasaude / medicoresponde / minhavida

Topo